Estudantes piauienses embarcam para intercâmbio educacional na Alemanha

Participe do nosso grupo de Whatsap

Estudantes piauienses embarcam para intercâmbio educacional na Alemanha
Estudantes piauienses embarcam para intercâmbio educacional na Alemanha

Um grupo de alunos da rede estadual de ensino embarcou nesta sexta-feira (29), às 14h, no Aeroporto Senador Petrônio Portella, em Teresina, com destino à Alemanha. A viagem faz parte do programa de internacionalização da Secretaria de Educação do Piauí (Seduc) e contempla estudantes que se destacaram no Seduckathon 2025. A iniciativa busca ampliar o aprendizado, estimular a inovação e promover troca cultural.

De acordo com a coordenadora de Internacionalização da Seduc, Lara Ferreira, a imersão representa uma chance inédita de contato com novas culturas e setores estratégicos. Ela destacou que a Alemanha foi escolhida por ser um polo industrial de referência global, reunindo empresas de grande impacto econômico e tecnológico.

A delegação é composta por dez alunos premiados com as melhores notas em Língua Portuguesa e Matemática, além da equipe de Tecnologia da Informação do Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Francisca Pereira de Sousa Morais, de Fronteiras. O grupo obteve o 4º lugar no desafio de inovação com o aplicativo OLIMPATH, voltado para preparação em olimpíadas escolares. Para a maioria, esta é a primeira experiência internacional.

Entre os participantes está Klévisson de Oliveira, estudante do Ceti de Corrente. Ele afirmou estar entusiasmado com a oportunidade de conhecer outra cultura e aprofundar o interesse em tecnologia.

A formação será realizada no MotionLab.Berlin, hub europeu de inovação e prototipagem, em parceria com o TUMO Portugal. A programação prevê oficinas de impressão 3D, design de produtos sustentáveis, Design Thinking, carpintaria e metalurgia. Também estão previstas atividades de coworking, workshops e visitas a empresas, aproximando os jovens do setor produtivo.

O intercâmbio faz parte de um projeto pioneiro que beneficiará 130 estudantes piauienses em seis países: Portugal, China, Alemanha, Singapura, Coreia do Sul e Estados Unidos. Todos os custos com transporte, hospedagem, alimentação, documentação, seguro e acompanhamento pedagógico são custeados pelo Governo do Estado do Piauí, por meio da Seduc.

Fonte: Conecta Piauí.

Conteúdo relacionado

Publicidade

Deixe um comentário

Aviso: os comentários são de responsabilidade dos seus autores e não refletem a opinião do Portal Integração. É proibida a inclusão de comentários que violem a lei, a moral e os princípios éticos, ou que violem os direitos de terceiros. O Portal Integração reserva-se o direito de remover, sem aviso prévio, comentários que não estejam em conformidade com os critérios estabelecidos neste aviso.

Veja também...