Nova variante da Covid-19 é confirmada no Piauí

Participe do nosso grupo de Whatsap

Nova variante da Covid-19 é confirmada no Piauí
Nova variante da Covid-19 é confirmada no Piauí

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) confirmou a circulação da variante XFG da Covid-19 no Piauí. O vírus foi identificado em 44 amostras coletadas entre janeiro e agosto deste ano em Teresina, Altos, Parnaíba, São João do Piauí, Campo Maior e Morro Cabeça do Tempo. As análises foram realizadas pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) em parceria com o Laboratório de Vigilância Genômica e Biologia Molecular (LVGBM) da Fiocruz Piauí.

A linhagem XFG já foi registrada em outros estados, como Rio Grande do Norte, Ceará, Bahia, Rio de Janeiro, Goiás, Distrito Federal e Santa Catarina. No Piauí, a confirmação ocorre em meio ao aumento de casos nas últimas semanas epidemiológicas, o que reforça a necessidade de medidas preventivas.

De acordo com a coordenadora de Vigilância em Saúde da Sesapi, Marylane Viana, a população deve redobrar os cuidados. A recomendação é evitar aglomerações e utilizar máscaras em locais de saúde ou em espaços com grande fluxo de pessoas. A orientação é ainda mais importante para idosos, crianças e adolescentes, considerados grupos de risco para complicações respiratórias.

A Sesapi também destacou a importância da vacinação. Pessoas que pertencem a grupos vulneráveis devem receber o imunizante contra a Covid-19 a cada seis meses. Para os demais, a indicação é de dose anual.

Fonte: Cidades na net.

Conteúdo relacionado

Publicidade

Deixe um comentário

Aviso: os comentários são de responsabilidade dos seus autores e não refletem a opinião do Portal Integração. É proibida a inclusão de comentários que violem a lei, a moral e os princípios éticos, ou que violem os direitos de terceiros. O Portal Integração reserva-se o direito de remover, sem aviso prévio, comentários que não estejam em conformidade com os critérios estabelecidos neste aviso.

Veja também...