A Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI) anunciou que vai responsabilizar profissionais de saúde que deixarem de notificar casos de intoxicação por metanol. A decisão foi definida nesta segunda-feira (6), durante reunião na sede da pasta, em Teresina, que reuniu órgãos de saúde, segurança e vigilância sanitária.
O secretário de Segurança, Chico Lucas, informou que uma sala de situação foi criada para monitorar ocorrências de intoxicação pelo produto químico. O grupo reúne representantes da Secretaria Estadual de Saúde, Vigilância Sanitária, Lacen, Departamento de Polícia Científica, Polícia Civil e Ministério Público do Estado. A equipe atuará em situações emergenciais relacionadas ao consumo humano de metanol.
Segundo Chico Lucas, a notificação é obrigatória e essencial para o início do tratamento. “Os profissionais têm dever legal de notificar. A administração do antídoto só é possível após o registro no Centro de Informação de Medicina e Vigilância Sanitária”, afirmou o secretário.
O perito-geral de Polícia Científica, Antônio Nunes, explicou que o metanol é identificado por meio de cromatógrafo gasoso, equipamento que separa e analisa substâncias químicas. O Piauí possui três aparelhos e aguarda a chegada de mais dois — um destinado a Parnaíba e outro a Floriano. Ele destacou que o método também será aplicado em líquidos engarrafados, como parte da investigação de bebidas adulteradas.
O grupo técnico será coordenado por Tatiana Chaves, diretora da Vigilância Sanitária do estado. Em nível nacional, o Ministério da Saúde divulgou que há 16 casos confirmados e 209 em investigação em 13 estados, incluindo o Piauí.
Durante o fim de semana, um paciente com sintomas visuais suspeitos foi atendido em um hospital particular de Teresina, mas não teve material coletado para análise. O diretor do IML alertou que a coleta correta é essencial para confirmar contaminações e rastrear possíveis focos.
O Instituto Médico Legal (IML) analisa o material do caso suspeito registrado em Parnaíba e examinará também bebidas apreendidas no Sul do estado.
Fonte: Cidade Verde.







