Pular para o conteúdo

Piauí exporta programas de sucesso na agricultura familiar aplicados em Oeiras

 

Em busca de novas tecnologias e de programas de sucesso no campo, o secretário de Estado do Desenvolvimento Rural do Rio Grande do Sul, Ivar Pavan, está no Piauí conhecendo o programa de Irrigação por gotejamento aplicado na agricultura familiar pela Secretaria do Desenvolvimento Rural do Estado do Piauí.

Os kits de irrigação por gotejamento, instalados pela SDR do Piauí em mais de 50 municípios, variam de 500 m² com possibilidade de se trabalhar até 2 hectares, e têm gerado resultados positivos em todos os campos trabalhados em especial na região de Oeiras com a maior produtividade de melancia, região esta que foi visitada pelo secretário do Rio Grande do Sul, o presidente do Emater do RS, Lino de David, o diretor do Emater do RS, Gervásio Paulus, e o diretor da Agricultura Familiar do RS, José Batista.

Como funciona

De acordo o engenheiro agrônomo da SDR do Estado do Piauí, Sérgio Alencar, após ser elaborado o projeto e realizada a licitação, são realizadas reuniões de mobilização nas comunidades interessadas na implantação do projeto de irrigação para que todos fiquem cientes na forma de manejo e utilização onde a empresa vencedora se responsabiliza pelo transporte e instalação dos kits com caixas d’água.

Com o solo pronto e realizado o plantio, o sistema disponibiliza água o ano inteiro para a garantia da manutenção da cultura e o sucesso da colheita, sucesso esse que, de fato, é o que a SDR do Rio Grande do Sul procura. “O campo está envelhecendo e a região da Serra Gaúcha é a que menos está produzindo. Queremos que os jovens saiam para estudar, mas que voltem com ideias e novas tecnologias. Viemos atrás desse conhecimento e iremos levá-lo para que dê tudo certo com o aumento da produtividade e oferta no campo”, finalizou o Ivar Pavan.

Com informações da Ccom

Comentários
Publicidade

Deixe um comentário

Aviso: os comentários são de responsabilidade dos seus autores e não refletem a opinião do Portal Integração. É proibida a inclusão de comentários que violem a lei, a moral e os princípios éticos, ou que violem os direitos de terceiros. O Portal Integração reserva-se o direito de remover, sem aviso prévio, comentários que não estejam em conformidade com os critérios estabelecidos neste aviso.

Veja também...

Portal Integração