Nova lei eleva pena para estupro de vulneráveis a até 40 anos

Participe do nosso grupo de Whatsap

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou, nesta segunda-feira (8), a lei que aumenta penas para crimes cometidos contra a dignidade sexual de pessoas vulneráveis e institui novas regras de acompanhamento de condenados. A norma, aprovada pelo Senado em novembro, eleva em até 30% o tempo máximo de prisão para vários tipos de crime — informa o G1.

A medida altera o Código Penal, o Código de Processo Penal, a Lei de Execução Penal, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e o Estatuto da Pessoa com Deficiência, reforçando a política de proteção a grupos vulneráveis.

Principais mudanças nas penas

A lei amplia punições para diversos crimes sexuais:

  • Estupro de vulnerável: de 8 a 15 anos para 10 a 18 anos.

  • Com lesão corporal grave: de 10 a 20 anos para 12 a 24 anos.

  • Com morte da vítima: de 12 a 30 anos para 20 a 40 anos.

  • Corrupção de menores: de 2 a 5 anos para 6 a 14 anos.

  • Atos sexuais na presença de menor de 14 anos: de 2 a 4 anos para 5 a 12 anos.

  • Exploração sexual de menor: de 4 a 10 anos para 7 a 16 anos.

  • Oferta, transmissão ou venda de cenas de estupro: de 1 a 5 anos para 4 a 10 anos.

  • Descumprir decisão judicial: de três meses a dois anos para 2 a 5 anos.

Monitoramento eletrônico e coleta de DNA

A nova lei determina monitoramento eletrônico obrigatório para condenados por crimes sexuais e violência contra a mulher ao deixarem unidades prisionais.

No processo penal, passa a ser obrigatória a coleta de material genético (DNA) de investigados e condenados, ampliando o banco nacional de perfis genéticos e fortalecendo as investigações.

Atendimento às vítimas e educação preventiva

O texto modifica o ECA para prever tratamento médico e psicológico às famílias de vítimas de violência sexual. Também determina a realização de campanhas educativas em escolas, unidades de saúde, conselhos tutelares e organizações civis, com foco no combate a abusos e práticas degradantes.

Conteúdo relacionado

Publicidade

Deixe um comentário

Aviso: os comentários são de responsabilidade dos seus autores e não refletem a opinião do Portal Integração. É proibida a inclusão de comentários que violem a lei, a moral e os princípios éticos, ou que violem os direitos de terceiros. O Portal Integração reserva-se o direito de remover, sem aviso prévio, comentários que não estejam em conformidade com os critérios estabelecidos neste aviso.

Veja também...