Morreu aos 80 anos, na segunda-feira, em Gramado, no Rio Grande do Sul, Ieda Maria Vargas, a primeira brasileira a conquistar o título de Miss Universo. O velório será realizado a partir das 10h desta terça-feira, na Assembleia Legislativa de Porto Alegre. A informação foi confirmada pela família, que não divulgou a causa da morte.
A confirmação foi feita pela filha, Fernanda Vargas, por meio de nota. Em comunicado conjunto, a família destacou a fé e a trajetória da ex-modelo. “Estamos profundamente tristes com sua partida, mas confortados na certeza de que agora ela descansa na Casa do Pai, em paz, envolta pelo amor de Deus”, afirmou.
Título histórico projetou o Rio Grande do Sul para o mundo
Ieda Maria Vargas conquistou o Miss Universo em 21 de julho de 1963, em Miami, nos Estados Unidos, tornando-se a primeira brasileira a vencer o concurso. O feito teve grande repercussão nacional. Ao retornar ao Brasil, foi recebida pelo então presidente João Goulart, em Brasília, e participou de desfiles em carro do Corpo de Bombeiros.
Multidões também recepcionaram Ieda em cidades como Belém, Rio de Janeiro e Porto Alegre, sua cidade natal. A gaúcha passou a ser reconhecida como um dos nomes mais marcantes da história do estado, integrando a lista dos “20 Gaúchos que Marcaram o Século 20”, em votação popular.
O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, destacou a relevância da trajetória de Ieda. “Levou o nome do Rio Grande do Sul ao mundo. Sua história permanece como referência para várias gerações”, escreveu em rede social, manifestando solidariedade aos familiares.
Em nova mensagem, a família agradeceu as manifestações de carinho recebidas. “Neste momento de imensa dor, agradecemos todas as mensagens de respeito e solidariedade. Ieda foi uma mulher de luz, que marcou a história e a vida de muitas pessoas, deixando um legado de amor, alegria e inspiração.”


