Astronautas da NASA iniciam nesta quarta-feira o retorno à Terra após a agência antecipar a missão por causa de um problema de saúde envolvendo um dos tripulantes da Estação Espacial Internacional (ISS). O pouso está previsto para a madrugada de quinta-feira, no mar da costa da Califórnia.
A missão é composta por Zena Cardman e Mike Fincke, da agência espacial americana, Kimi Yui, da Agência de Exploração Espacial do Japão, e pelo cosmonauta Oleg Platonov, da Roscosmos. Eles retornam à Terra a bordo da espaçonave Dragon, da SpaceX.
Missão na Estação Espacial Internacional foi encurtada
A decisão de antecipar o retorno foi anunciada pela Nasa na última semana, com o objetivo de preservar a saúde de um dos astronautas que vive e trabalha no laboratório orbital. A agência não divulgou o nome nem a condição médica do tripulante, alegando questões de privacidade, mas informou que o quadro é estável.
Com a saída dos quatro integrantes, identificados como Crew-11, a Expedição 74 continuará na estação espacial com três tripulantes.
Cronograma do retorno à Terra
Após a definição do retorno antecipado, a Nasa divulgou o cronograma das etapas finais da missão. Os horários seguem o fuso de Brasília:
Quarta-feira (14)
– 17h30: fechamento da escotilha
– 19h: desacoplamento da estação
Quinta-feira (15)
– 4h50: manobra de desorbitação
– 5h40: pouso no oceano
Primeira evacuação médica controlada da ISS
A antecipação do retorno foi anunciada oficialmente na quinta-feira passada, após o cancelamento inesperado de uma caminhada espacial que ocorreria no dia anterior. O administrador da Nasa, Jared Isaacman, explicou que a decisão não se trata de uma evacuação de emergência, mas de uma medida preventiva diante de um “risco persistente”.
Segundo a agência, esta é a primeira evacuação antecipada na história da Estação Espacial Internacional, que mantém presença humana contínua desde o ano 2000. O administrador associado da Nasa, Amit Kshatriya, classificou a operação como uma “evacuação médica controlada”, situação considerada incomum.
Os quatro astronautas estão em missão desde 1º de agosto. Normalmente, esse tipo de expedição dura cerca de seis meses, e o retorno estava previsto apenas para as próximas semanas.
Outras notícias sobre ciência, tecnologia e exploração espacial podem ser acompanhadas no Portal Integração.







