Equatorial anuncia novo número da unidade consumidora

Mudança nas contas de energia começa em abril no Piauí

Participe do nosso grupo de Whatsap

Novo modelo de fatura de energia da Equatorial Energia passará a exibir número padronizado da unidade consumidora a partir de abril.
Equatorial Piauí

O Grupo Equatorial anunciou a atualização do cronograma para a padronização nacional do número de identificação das Unidades Consumidoras (UCs) de energia elétrica. A mudança seguirá as diretrizes da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e começará a ser aplicada a partir de abril de 2026 em estados atendidos pela distribuidora, incluindo o Piauí.

A alteração também trará um novo modelo de fatura de energia elétrica, com layout reformulado e informações reorganizadas. As mudanças passam a valer no início de abril, conforme o prazo regulatório ampliado pela ANEEL até 30 de junho de 2026, previsto na Resolução Normativa nº 1.095/2024.

Padronização das unidades consumidoras começa em abril

De acordo com o cronograma divulgado, a nova padronização será implementada no dia 1º de abril de 2026 nas distribuidoras do Maranhão, Pará, Piauí, Alagoas, Goiás e Amapá. Já a distribuidora CEEE Equatorial, no Rio Grande do Sul, iniciará o processo em 1º de junho de 2026.

Com a mudança, o número da Unidade Consumidora passará a seguir um padrão nacional com 15 dígitos. A composição será dividida em três partes:

  • 10 dígitos sequenciais para identificar a unidade consumidora

  • 3 dígitos que identificam a distribuidora

  • 2 dígitos verificadores

Segundo o Grupo Equatorial, a padronização tem como objetivo melhorar a rastreabilidade das informações, ampliar a segurança dos dados e otimizar os processos operacionais no relacionamento com os clientes.

A alteração será aplicada a todas as unidades consumidoras, inclusive aquelas que estejam suspensas ou desligadas.

Nova conta de energia terá layout mais moderno

A partir da mesma data, os consumidores também começarão a receber um novo modelo de fatura de energia, tanto na versão impressa quanto na digital. O layout foi redesenhado e passa a ter visual mais limpo e moderno, com predominância das cores azul e verde.

Na nova conta, o Número da UC com 15 dígitos será exibido no canto superior da fatura, seguindo o padrão nacional definido pela ANEEL. Com a atualização, deixam de existir os números de parceiro de negócio e de instalação, permanecendo apenas o número da Unidade Consumidora.

Outras informações importantes continuarão presentes na fatura, como dados sobre consumo mensal, data de vencimento, bandeiras tarifárias e indicadores de continuidade do serviço.

No verso da conta também estarão disponíveis os canais de atendimento das distribuidoras, endereço do site, redes sociais, informações da campanha Conta Cidadã e outros dados úteis para os consumidores.

Atualização será automática para os clientes

O Grupo Equatorial informou que todo o processo de atualização ocorrerá automaticamente, sem necessidade de qualquer ação por parte dos clientes.

Em casos de alteração de titularidade do imóvel, o número da Unidade Consumidora permanecerá o mesmo. Apenas o CPF ou CNPJ do responsável será atualizado, já que o cadastro passará a ser vinculado ao imóvel e não mais diretamente ao consumidor.

Durante pelo menos um ano, os clientes poderão consultar tanto o número antigo quanto o novo número da Unidade Consumidora nos canais digitais da distribuidora.

Mais informações podem ser consultadas no site da Equatorial Energia ou nas agências de atendimento da empresa.

Conteúdo relacionado

Publicidade

Deixe um comentário

Aviso: os comentários são de responsabilidade dos seus autores e não refletem a opinião do Portal Integração. É proibida a inclusão de comentários que violem a lei, a moral e os princípios éticos, ou que violem os direitos de terceiros. O Portal Integração reserva-se o direito de remover, sem aviso prévio, comentários que não estejam em conformidade com os critérios estabelecidos neste aviso.

Veja também...