Piauí confirma morte por raiva

Resultado de exame no Rio confirma 1º caso em dois anos de raiva humana no Piauí, em Oeiras

Exames feitos no Instituto Pasteur confirmaram o diagnóstico; Sesapi adotou medidas de vigilância.

Participe do nosso grupo de Whatsap

Caso de raiva humana foi confirmado em jovem da zona rural de Oeiras, no Piauí.

Um adolescente de 17 anos, morador da zona rural de Oeiras, morreu vítima de raiva humana no Piauí. A confirmação foi feita pela Secretaria Estadual de Saúde na tarde desta quarta-feira (29).

Segundo a Sesapi, o jovem morreu no dia 17 de abril, em Teresina, no Instituto de Doenças Tropicais Natan Portella. Ele havia apresentado desorientação, vômitos e febre após ser mordido por um sagui cerca de 40 dias antes do início dos sintomas.

Os exames que confirmaram a doença foram realizados no Instituto Pasteur, no Rio de Janeiro. Este é o primeiro caso de raiva humana registrado no Piauí neste ano. Em 2025, o estado não teve ocorrências confirmadas. O caso anterior havia sido registrado em 2024, em um paciente de Piripiri.

A Sesapi informou que adotou medidas de vigilância e controle em conjunto com o município de Oeiras. A pasta também reforçou que, em caso de mordida, arranhão ou contato com saliva de animais, a orientação é lavar o ferimento com água e sabão e procurar atendimento de saúde imediatamente.

A raiva humana é uma doença grave, causada por vírus, que afeta mamíferos e pode atingir pessoas. Segundo o Ministério da Saúde, a letalidade é de aproximadamente 100% após o início dos sintomas, mas há prevenção com atendimento rápido, vacinação e uso de soro quando indicado.

A Secretaria de Saúde alerta ainda para a importância de manter cães e gatos vacinados e evitar contato direto com animais silvestres. As ações de vigilância seguem no município para monitorar possíveis riscos e orientar a população.

Veja nota da Sesapi: 

A Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi) informa que, após a realização de exames, seguindo medidas de saúde pública, foi confirmado o caso de raiva humana em um paciente de 17 anos, residente na zona rural de Oeiras, que veio a óbito no dia 17 de abril, em Teresina, no Instituto de Doenças Tropicais Natan Portella.

O paciente apresentou sintomas como desorientação, vômitos e febre, após histórico de mordida por um sagui cerca de 40 dias antes do início do quadro clínico.

Os exames foram realizados no Instituto Pasteur, no Rio de Janeiro.

A Secretaria destaca que adotou as medidas necessárias de vigilância e controle junto ao município.

A Sesapi alerta a população para os cuidados necessários em casos de acidentes com mordidas de animais. Entre as medidas recomendadas pelo Ministério da Saúde estão: lavar imediatamente o ferimento com água corrente e sabão; procurar atendimento de saúde o mais rápido possível para avaliação e indicação de profilaxia; não tentar capturar o animal agressor; e manter a vacinação de cães e gatos em dia.

 

Com informações Cidade Verde.

Conteúdo relacionado

Publicidade

Deixe um comentário

Aviso: os comentários são de responsabilidade dos seus autores e não refletem a opinião do Portal Integração. É proibida a inclusão de comentários que violem a lei, a moral e os princípios éticos, ou que violem os direitos de terceiros. O Portal Integração reserva-se o direito de remover, sem aviso prévio, comentários que não estejam em conformidade com os critérios estabelecidos neste aviso.

Veja também...