Pular para o conteúdo

Ipea: Piauí registra o menor número de assassinatos de mulheres

Segundo dados de 2011, o Piauí é o Estado com menor número de homicídios de mulheres. Os números divulgados nesta quarta-feira (25) fazem parte do estudo “Violência contra a mulher: feminicídios no Brasil”, divulgado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).
De 2009 a 2011, o Piauí registrou uma média de 2,71 feminicídios para cada 100 mil mulheres, a menor entre as unidades federativas. Depois aparecem Santa Catarina (3,28) e São Paulo (3,74) O maior número foi do Espírito Santo, com 11,24, seguido da Bahia (9,08) e Alagoas (8,84). A média brasileira é de 5,82.
O estudo, baseado em dados do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM), do Ministério da Saúde, estima que no Brasil 50% dos homicídios que tiveram mulheres como vítimas foram provocados por armas de fogo. Outros 34% usaram instrumento perfurante ou cortante.
O levantamento mostra que 39% das mortes acontecem nos finais de semana, sendo 19% aos domingos. Quanto ao local, 31% foram em via pública e 29% em domicílio.
“Pode-se comparar estes óbitos à “ponta do iceberg”. Por sua vez, o “lado submerso do iceberg” esconde um mundo de violências não-declaradas, especialmente a violência rotineira contra mulheres no espaço do lar.” afirma o estudo.
fonte; cidade verde
Comentários
Publicidade

Deixe um comentário

Aviso: os comentários são de responsabilidade dos seus autores e não refletem a opinião do Portal Integração. É proibida a inclusão de comentários que violem a lei, a moral e os princípios éticos, ou que violem os direitos de terceiros. O Portal Integração reserva-se o direito de remover, sem aviso prévio, comentários que não estejam em conformidade com os critérios estabelecidos neste aviso.

Veja também...

Portal Integração