Pular para o conteúdo

Tocantins vai fornecer energia a cidades do Piauí

O senador Wellington Dias (PT) anunciou na última segunda-feira, dia 16, durante pronunciamento no plenário do Senado, que alguns municípios do Sul do Piauí deverão receber um reforço de energia do Estado do Tocantins. Isso porque as cidades piauienses enfrentam problemas de falta de eletricidade.

 

De acordo com o parlamentar, o Governo Federal vai investir R$ 700 milhões para levar energia de Miracema do Tocantins, no Tocantins, a municípios do sul do Piauí, Bahia e Ceará. O linhão deve ficar pronto entre 2015 e 2016.

 

Citando exemplos de indústrias que buscam se instalar no Piauí, o senador citou a dificuldade de fornecimento de energia como um importante entrave. “O grupo Votorantim, por exemplo, quer trabalhar em Morro Cabeça no Tempo. Lá já tem uma indústria de calcário que funciona a maior parte do tempo com óleo diesel, porque falta energia, não tem carga suficiente”, criticou.

 

Essa semana, Wellington Dias se reuniu com assessores da Eletrobras Distribuição Piauí, para discutir o assunto e também cobrar agilidade nas obras do Programa Luz para Todos, em municípios como Santa Filomena, que aguarda há alguns anos a conclusão do trabalho.

 

O coordenador do Programa, Erivaldo Oliveira, apresentou dados referentes a 2013, quando foram realizadas 9.450 ligações, e explicou que os atrasos ocorreram, em parte, pela paralisação dos trabalhos solicitada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). “Em Santa Filomena, o Luz para Todos beneficiou 53 famílias, mas foi paralisado devido a uma decisão do Iphan no mês de setembro de 2012. Em 2014, o programa será retomado no município a partir do mês de fevereiro”, garantiu.

 

Eletrobras

 

O assistente da Presidência da Eletrobras, José Salan, anunciou investimentos no projeto de substituição de gambiarras, que atualmente representam um grande prejuízo para a empresa. A Eletrobras está estaria realizando o levantamento do número de gambiarras em todo o Estado.

 

“A regularização de gambiarras faz parte de uma ação da concessionária para reduzir as perdas e garantir a segurança e a qualidade da energia fornecida. Vamos investir cerca de R$ 40 milhões nesse trabalho de regularização de gambiarras a partir de março de 2014”, informou.

 

Jornal O DIA

Comentários
Publicidade
Links

Deixe um comentário

Aviso: os comentários são de responsabilidade dos seus autores e não refletem a opinião do Portal Integração. É proibida a inclusão de comentários que violem a lei, a moral e os princípios éticos, ou que violem os direitos de terceiros. O Portal Integração reserva-se o direito de remover, sem aviso prévio, comentários que não estejam em conformidade com os critérios estabelecidos neste aviso.

Veja também...

Portal Integração