Pular para o conteúdo

Regiões mais pobres do Piauí podem perder mais recursos do FPE

Imagem meramente ilustrativa

 

Imagem meramente ilustrativa
Imagem meramente ilustrativa

Mais uma vez Estados mais pobres podem sair perdendo. Na terça-feira o deputado federal Júlio César fez uma critica e um alerta sobre a mudança no critério para distribuição de recursos estaduais. Ele disse que mais uma vez o Nordeste é penalizado quando se pensa em diminuir o Fundo de Participação do Estado. Se isso ocorrer, a situação financeira do Piauí que já está difícil por causa da queda nas transferências federais pode ficar pior.

O deputado Júlio César (PSD) criticou durante reunião da comissão especial que debate o pacto federativo, que aconteceu na última terça-feira(14), ideia proposta para a mudança dos critérios de distribuição do Fundo de Participação dos Estados. O parlamentar afirmou que os novos percentuais prejudicam os estados mais pobres e beneficia regiões mais desenvolvidas do país. Júlio César destacou que apenas o Rio de Janeiro conseguiu elevar sua arrecadação com o fundo.

Todos os outros estados, segundo ele, registraram queda. “Só o Nordeste perdeu 3,5% da sua participação. Houve uma inversão de cálculo de renda per capita para renda per capita familiar. Isso não é justo. Vamos lutar para reverter este posicionamento”, afirmou. O deputado também aproveitou para defender uma distribuição mais homogênea entre os entes federados o que, de acordo com ele, garantiria um crescimento equiparado entre as regiões. “Só assim teremos um pacto perfeito. Tirar dos pobres e dar mais condições aos ricos não é o caminho a seguir. A União precisa fazer a sua parte, mas precisa também respeitar o direito dos entes federados.”

Fonte: Blog do Bira / Cidade Verde

 

Comentários
Publicidade

Deixe um comentário

Aviso: os comentários são de responsabilidade dos seus autores e não refletem a opinião do Portal Integração. É proibida a inclusão de comentários que violem a lei, a moral e os princípios éticos, ou que violem os direitos de terceiros. O Portal Integração reserva-se o direito de remover, sem aviso prévio, comentários que não estejam em conformidade com os critérios estabelecidos neste aviso.

Veja também...

Portal Integração