Pular para o conteúdo

A APL em Oeiras

Ocorreu um fato histórico nas solenidades alusivas à comemoração do Bicentenário da Independência do Piauí ao Grito do Ipiranga no âmbito da Festa do 24 de Janeiro do fluente ano: a presença da Academia Piauiense de Letras -APL, em Oeiras.

Dez imortais da APL aqui estiveram capitaneados pelo Presidente Zózimo Tavares: Francisco Miguel de Moura, Magno Pires, Reginaldo Miranda, Padre Toni, Moisés Reis, Plínio Macedo, Fonseca Neto, Oton Lustosa e Elmar Carvalho.

A sessão cívica, havida na noite do dia 23.01.2023, no Cine Teatro Oeiras, foi levada a efeito em parceria com o Instituto Histórico de Oeiras – IHO ao ensejo do encerramento das festividades do cinquentenário deste sodalício.

Aquela casa de espetáculo estava cheia. Assistência atenta. Entre tantas autoridades e gente do povo, destacou-se a presença do Governador do Piauí Rafael Fonteles.

Em nome do IHO e da cidade, conterrâneo Moisés Reis, também acadêmico, fez a saudação aos visitantes.

O seu colega da Casa de Lucídio Freitas, Reginaldo Miranda, proferiu uma objetiva palestra falando da participação de Oeiras nas lutas pela emancipação política Brasil no nascedouro do seu Império (1822).

A Professora Inácia Rodrigues Ferreira, Presidente do IHO, conferiu a Medalha Brigadeiro Manoel de Sousa Martins (Visconde da Parnaíba) — patrono desta instituição de escopo cultural — à APL, ao governador Rafael Fonteles; ao jornalista Zózimo Tavares e ao advogado Moisés Reis.

O evento foi marcado pelo sentimento cívico. Retemperou-se os bons e sadios propósitos institucionais. Renovaram-se republicanas esperanças.

Todos ficaram embevecidos pela vibrante entoação dos Hinos do Piauí e de Oeiras pela nativa cantora Karine Santos, acompanhada pelos talentosos músicos Rafael Ferreira, Herbert Vinicius e Maurício Damasceno.

 

 

 

Por Carlos Rubem

Comentários
Publicidade

Deixe um comentário

Aviso: os comentários são de responsabilidade dos seus autores e não refletem a opinião do Portal Integração. É proibida a inclusão de comentários que violem a lei, a moral e os princípios éticos, ou que violem os direitos de terceiros. O Portal Integração reserva-se o direito de remover, sem aviso prévio, comentários que não estejam em conformidade com os critérios estabelecidos neste aviso.

Veja também...

Portal Integração