Pular para o conteúdo

Peta vira inspiração para cordel de receitas da culinária piauiense

A peta, tradicional biscoito de goma, se tornou inspiração para alunos do curso de Tecnologia em Gastronomia do Instituto Federal do Piauí (Ifpi), em Teresina. A delícia que desperta paladares e tem uma crocância inconfundível, foi parar em um cordel que traz as mais celebradas formas de apreciar a iguaria e até o modo de preparo da receita que é recitada em forma de poesia. 

Carlos Lustosa, professor e coordenador do projeto, conta que surgiu uma ideia para dar visibilidade aos pratos da cozinha tradicional piauiense. 

“As imagens que aparecem no vídeo foram gravadas por nós durante as aulas. Fomos preparando os pratos e registrando tudo. Uma das nossas alunas faz poesia, é cordelista, e aproveitamos esse dom para fazer nosso cordel de receitas”, conta o professor do campus Teresina Zona Sul, que também é o ilustrador do cordel. Já métrica, rima e narração da poesia são da aluna do curso Noemi Priscila.

O Ifpi é a única instituição pública no estado a oferecer o curso de Gastronomia. Entre as disciplinas ministradas, está a Cozinha Piauiense, que aborda as preparações tradicionais e identitárias presentes na vida e na história do nosso povo. 

“Eu, como professor da disciplina, procuro sempre trabalhar a história, a sociabilidade e a cultura que cerca esses pratos. Quando soube que uma das minhas alunas, a Noemi Priscila, fazia poesia de cordel, sugeria a ela escrever as receitas que poderíamos fazer em forma de rimas e daí surgiu o projeto que acabou envolvendo todos os alunos da turma”, diz o professor.

8522eb462817e0241c34a2486da6504d

Além da peta, outras guloseimas típicas da culinária piauiense como bolo de puba, bolo de goma, sequilho, creme da galinha, bomba, também viraram inspiração para os alunos.

“A ideia é fazer vídeos e divulgar nas redes sociais do IFPI, para dar mais visibilidade aos pratos tradicionais piauienses. Cada vídeo se destaca e ensina uma receita. No primeiro vídeo, vemos como fazer a peta, biscoito de goma bastante consumido em todo o Piauí . Mas ainda devemos falar de bolo de goma, sequilho, bolo de puba, pra citar alguns pratos”, finaliza Carlos Lustosa. 

peta caseira

Ingredientes
1 litro de goma
350ml de água
350ml de óleo
10 a 12 ovos 
sal a gosto

Preparo

Ferva água com o óleo. Peneire a goma e escalde com a mistura dos líquidos. Bata dez ovos e vá misturando à massa (a quantidade pode variar conforme o tamanho). A massa deve ficar com uma consistência pastosa e leve. Unte uma assadeira e pingue a massa com a ajuda de um saco plástico grosso ou manga de confeiteiro, modelando-a em bolinhas, rosca ou palito. Leve ao forno a 220º C e deixe dourar e secar, o que acontece entre 20 e 30 min. Dica: verifique se a peta está bem seca, do contrário, ela pode murchar.

 

 

 

 

 

Fonte: Cidade Verde

Comentários
Publicidade

Deixe um comentário

Aviso: os comentários são de responsabilidade dos seus autores e não refletem a opinião do Portal Integração. É proibida a inclusão de comentários que violem a lei, a moral e os princípios éticos, ou que violem os direitos de terceiros. O Portal Integração reserva-se o direito de remover, sem aviso prévio, comentários que não estejam em conformidade com os critérios estabelecidos neste aviso.

Veja também...

Portal Integração