Pular para o conteúdo

A Pfizer não exigirá o uso emergencial de sua vacina no Brasil por burocracia dos regulamentos da Anvisa

Vacina desenvolvida pela Pfizer e BioNTech| Foto: Joer Saget/AFP

O laboratório americano Pfizer afirmou que não apresentará ao Brasil vacina contra Covid-19 para uso emergencial, segundo a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). A empresa afirmou em nota que se reuniu com representantes da agência no dia 14 de dezembro para esclarecer suspeitas sobre o processo de envio, mas acabou encontrando obstáculos nas “Diretrizes de Submissão de Uso Emergencial” elaboradas pela Anvisa. De acordo com reportagem do site Gazeta do Povo.

A empresa americana afirmou: “As condições estabelecidas pela agência exigem uma análise específica do Brasil, o que requer mais tempo de preparação.” Um dos obstáculos apontados pela Pfizer é a necessidade de analisar dados especificamente para a população brasileira. Vai atrasar o processo. A empresa também citou entraves burocráticos elencados pela Anvisa, lembrando que outras agências reguladoras ao redor do mundo analisaram todos os dados sem exigir reduções específicas.

Matérias relacionadas

Outro ponto que gerou essa exigência é que a Anvisa exige a utilização de dados quantitativos de dosagens e calendários de vacinação no Brasil, questões que só podem ser apuradas por meio de assinatura de contrato definitivo. Além disso, a Pfizer afirma que o processo de envio contínuo é atualmente o mais rápido.

O presidente Jair Bolsonaro disse antes que os laboratórios que vendem vacinas precisam ser caçados no Brasil, não que o governo precise encontrar essas empresas.

Comentários
Publicidade

Deixe um comentário

Aviso: os comentários são de responsabilidade dos seus autores e não refletem a opinião do Portal Integração. É proibida a inclusão de comentários que violem a lei, a moral e os princípios éticos, ou que violem os direitos de terceiros. O Portal Integração reserva-se o direito de remover, sem aviso prévio, comentários que não estejam em conformidade com os critérios estabelecidos neste aviso.

Veja também...

Portal Integração