Pular para o conteúdo

Ações de combate às drogas para conscientizar população

 

No próximo dia 26 é o Dia Mundial de Combate às Drogas. Os motivos que podem levar uma pessoa a usar drogas são vários. O problema do uso de drogas ganhou proporções tão graves que se tornou um desafio da saúde pública no país. O motivo é que o reflexo disso interfere nos demais segmentos da sociedade por sua relação comprovada com os agravos sociais, tais como: acidentes de trânsito e de trabalho, violência domiciliar e crescimento da criminalidade.

Resolver a situação não é fácil. Mas, a Semana de Enfrentamento ao Uso de Drogas tem servido de alerta. A maioria dos agentes sociais que promovem ações contra o tráfico, dizem que não basta lutar contra ele enquanto crime, e esquecer-se de lutar contra as causas que levam as pessoas ao consumo e a dependência química. O combate às drogas deve se dar também no âmbito educacional, psicossocial, econômico e até mesmo espiritual. Muitos setores da sociedade já perceberam isso e, em consequência, aumentam as campanhas de combate às drogas e as organizações que visam à recuperação de dependentes químicos e sua reintegração na sociedade.

20150623143129 c533f

No Piauí, 42% das prisões efetuadas tem por motivo o tráfico de drogas. 70% dos crimes dolosos têm os jovens como vítimas e mais da metade da população carcerária são jovens.  A infromação é da Secretaria Municipal de Juventude. “Não podemos pensar só em combater as drogas, mas acabar com esse problema ainda na raiz, evitando que mais crianças e adolescentes entrem em situação de vulnerabilidade por desconhecimento ou curiosidade”, comentou o presidente do Conselho de Políticas Públicas sobre Drogas, Rafael Rocha.

Nesta segunda, em Teresina, foi aberta, no Centro de Esporte Unificado (CEU) Vieira Toranga, na Santa Maria da Codipi, a Semana Municipal de Prevenção às Drogas. O evento, realizado através de uma parceria entre o Conselho Municipal de Políticas Públicas Sobre Drogas e a Secretaria Municipal da Juventude (SEMJUV), acontece até a próxima sexta-feira (26) nas escolas da região do Santa Maria da Codipi.

O objetivo da Semana é trabalhar um conjunto de ações educativas e articuladas entre os jovens para a prevenção do uso de droga. Na programação constam blitzes educativas nas escolas, palestras sobre os efeitos danosos do uso de substâncias entorpecentes e oficinas de teatro, além da entrega de gibis, que serão trabalhados de forma lúdica com o público infantil.

O secretário municipal da juventude, Allan Cronemberger, diz que “a Semana foi idealizada para ser um momento de discussão com os jovens sobre as curiosidades e consequências do uso das drogas. Precisamos chegar até os jovens antes das drogas, trabalhando com a implementação de políticas públicas nas atividades esportivas e culturais, envolvendo dança e lazer”.

Fonte: Portal AZ

Comentários
Publicidade

Deixe um comentário

Aviso: os comentários são de responsabilidade dos seus autores e não refletem a opinião do Portal Integração. É proibida a inclusão de comentários que violem a lei, a moral e os princípios éticos, ou que violem os direitos de terceiros. O Portal Integração reserva-se o direito de remover, sem aviso prévio, comentários que não estejam em conformidade com os critérios estabelecidos neste aviso.

Veja também...

Portal Integração