ACONTUO desenvolve ações para desenvolvimento turístico e cultural em Oeiras

117
Presidente da Associação de Condutores de Turismo de Oeiras, Adrielma Brandão.

Adrielma Brandão, Historiadora, Presidente da Associação dos Condutores de Turismo de Oeiras, Fala como surgiu o projeto e os objetivos que o grupo busca alcançar através do turismo local no município de Oeiras.

De acordo com a presidente, a ideia surgiu ao participar de um Curso de Informações Turísticas pelo SEBRAE, promovido através da secretaria de Industria e Comércio.

“Após a participação do curso viram a necessidade de organizar a associação”. A instrutora do Curso, Karla Maia, nos deu esse incentivo para criar essa organização, no sentido de trabalhar de forma sistemática e organizada para o setor turístico, que até então era trabalhado de forma aleatória. Finaliza Adrielma Brandão presidente da associação.

A secretaria de Cultura do Munícipio disponibilizou uma sala no Solar das Janelas para os condutores de turismo. Assim, a Associação poderá dispor de um espaço para atender os turistas.
Contam ainda com parceria e divulgação, via redes sociais e site institucional do município, com hotéis, bares, restaurastes e alguns estabelecimentos do setor privado, que fazem intermédio com os contatos, repassando para a associação os serviços de condução guiada pelos pontos turísticos, cultural, histórico e religioso.

Atualmente, a equipe é composta por 8 pessoas, que são mantidas financeiramente pelas prestações da Associação. A demanda de atendimento já atinge a uma média de duas excursões por mês. O objetivo é expandir, através de mídias e com parcerias e colaborar com o desenvolvimento cultural e social, envolvendo toda a comunidade, bem como esses setores que estão ligados ao setor de turismo.

A Associação entrou em vigor em dezembro de 2017, atuando com a condução. Desde então, buscando parcerias se fortalecer e ampliar à atuação no mercado, obtendo êxito nas ações.

@acontuo Facebook e WhattApp (89)99405-9955 e-mail acontuooeiras@gmail.com.

Os principais roteiros turísticos inclusos nos serviços são:
Histórico: Igrejas, Casarões, ruas e becos do centro Histórico de Oeiras.
Principais manifestações culturais: Grupo Congos do Rosário, Novos Bandolins de Oeiras, Banda Santa Cecilia.
Festas religiosas: sexta-feira de Passos, Semana Santa, Festa do Divino, Festa da Padroeira da cidade – Nossa Senhora da Vitoria – comemorada em 15 de agosto.

O objetivo é ampliar e diversificar o turismo, incluir opções de ecoturismo, através do passeio de bike, passeios de trilhas e o roteiro integrado, onde há possibilidade de visitar comunidades de cidades próximas a Oeiras, que oferecem atrativos turísticos e culturais.

O atendimento é feito via watts app, telefone e e-mail, ou contato no solar das 12 janelas, na sede da associação entre 7h e 13h, de terça a sexta e aos sábados das 8h às 11h.

 

Por Rogério Silva

 

Comentários