Pular para o conteúdo

Adapi espera vacinar 53 mil cabeças de gado contra a febre aftosa em Oeiras e região

isA Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (Adapi) está realizando em todo o Estado a segunda etapa da vacinação contra a febre aftosa. O médico veterinário, Isnarde Martins, coordenador da Unidade de Sanidade Animal e Vegetal (Usav) em Oeiras, explica que o objetivo é manter o rebanho bovino livre da doença, imunizando 100% dos animais.

De acordo com o coordenador, cerca de 53 mil cabeças de gado devem ser vacinadas nos municípios de Oeiras, Colônia do Piauí, São Francisco do Piauí, Tanque do Piauí, São João da Varjota, Santa Rosa e Cajazeiras do Piauí. “Todo o rebanho deve ser vacinado a partir do 1º dia de vida”, frisa Isnarde Martins, destacando que atualmente o índice de vacinação na região é de 99%.

pi
A campanha segue até o dia 30 de novembro. Na sede da unidade da Adapi, em Oeiras, é intensa a busca de criadores pela certificação dos rebanhos, que encerra dia 15 de dezembro. “Todos os criadores da região são conscientes e sempre participam da campanha”, pontua o coordenador, informando que a Adapi intensificou a divulgação da campanha contra a aftosa em rádio e outros meios de comunicação.

Isnarde Martins também alerta para a importância da vacinação contra a brucelose – zoonose que contamina, causa aborto no gado e também pode provocar danos à saúde humana. “Bezerras fêmeas de 3 a 8 meses devem ser vacinadas”, assinala o coordenador, acrescentando que a Adapi realiza constantemente palestras para orientar a comunidade sobre abate clandestino de animais e medidas sanitárias.

ad

 

Por Jadson Osório

Comentários
Publicidade

Deixe um comentário

Aviso: os comentários são de responsabilidade dos seus autores e não refletem a opinião do Portal Integração. É proibida a inclusão de comentários que violem a lei, a moral e os princípios éticos, ou que violem os direitos de terceiros. O Portal Integração reserva-se o direito de remover, sem aviso prévio, comentários que não estejam em conformidade com os critérios estabelecidos neste aviso.

Veja também...

Portal Integração