Pular para o conteúdo

Agentes de saúde de Oeiras participam de Capacitação

A Secretaria Municipal de Saúde através da Prefeitura de Oeiras realizou na manhã desta sexta-feira, dia 04, foi realizada em Oeiras uma palestra para capacitar os agentes comunitários de saúde, para prevenção contra a Varicela (Catapora). Os enfermeiros Miguel Ângelo Ângelo (Coordenador De Vigilância Epidemiológica) e Geórgia Salanne (Coordenadora de Imunização) formam os palestrantes, que explicaram para os agentes os cuidados a serem tomados pra evitar a proliferação da Catapora.

DSCF5974 (Cópia)

De acordo com o enfermeiro Miguel Ângelo foi notificado recentemente na zona urbana da cidade mais de cinquenta casos de catapora. Apesar de ser previsto a ocorrência de mais casos da doença, nesse período quente do ano, os números são consideráveis, e as equipes da Saúde já estão mobilizadas nas ações de combate à doença.

 

 

“A varicela (Catapora), é uma infecção viral aguda, altamente contagiosa caracterizada por surgimento de exantema de aspectos maculo-popular que após algumas horas torna-se vesicular (bolhas), evolui para pústulas e, posteriormente, forma crostas, em 3 a 4 dias. Pode apresentar febre moderada e Prurida”, destacou Miguel Ângelo.

A enfermeira Geórgia Salanne enfatizou sobre como é transmitida, de pessoa a pessoa, através de contato direto ou de secreções respiratórias e, raramente através de contatos com lesões de pele. O período de incubação: Entre 14 a 16 dias, podendo variar entre 10 a 20 dias após o contato. Outro ponto destacado foi sobre o Período de transmissibilidade, que varia de 1 a 2 dias antes da erupção até 5 dias após o surgimento do primeiro grupo de vesículas, a infecção é possível.

 

De acordo com a Enfermeira Geórgia a Imunização pode ser feita com 15 meses de idade (Vacina tetra viral), lavagem das mãos após tocar lesões potencialmente infecciosas. Durante a capacitação foi explanados as dicas sobre “O que fazer em caso suspeito”:

 

– Colha o maior número possível de informações acerca do possível caso

 

– Peça contato com a Coordenação Municipal de Imunização, assim como a Coordenação Municipal de Vigilância Epidemiológica

 

– Oriente consulta medica conforme a gravidade do caso.

 

DSCF5973 (Cópia) DSCF5976 (Cópia) DSCF5978 (Cópia) DSCF5991 (Cópia) DSCF5992 (Cópia) DSCF5993 (Cópia)

Comentários
Publicidade

Deixe um comentário

Aviso: os comentários são de responsabilidade dos seus autores e não refletem a opinião do Portal Integração. É proibida a inclusão de comentários que violem a lei, a moral e os princípios éticos, ou que violem os direitos de terceiros. O Portal Integração reserva-se o direito de remover, sem aviso prévio, comentários que não estejam em conformidade com os critérios estabelecidos neste aviso.

Veja também...

Portal Integração