Publicidades
GeralPolitica

Alepi aprova lei de ampliação de cotas na Universidade Estadual do Piauí

A fundamentação da lei se deu como base estudos e pesquisas desenvolvidos por núcleos da universidade

Foi aprovada pela Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), a proposta de ampliação de vagas de ações afirmativas dos processos seletivos de Ensino Superior e Pós-graduação na Universidade Estadual do Piauí (Uespi).

Agora, segue para a sansão segue para o governador Wellington Dias. De acordo com governo do estado, a ampliação das cotas é que seja de 50% para o ingresso no Ensino Superior Público e de 30% para a Pós-graduação stricto-sensu.

A ação se deu com base em estudos e análises feitas por meio de um projeto apresentado pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas Afro (Nepa) e o Núcleo de Estudos e Pesquisa em Educação e Ciências Sociais (NUPECSO), sob coordenação do professor douto,  Élio Ferreira e professor doutor José Bispo, junto com o apoio o projeto de Lei 171/2020 dos deputados Franzé Silva (PT) e Francisco Costa (PT).

“Nós queremos fazer justiça social, empreendemos a necessidade de cada vez mais de inserir as famílias mais vulneráveis, oriundas de escolas públicas, aqueles alunos que têm o poder aquisitivo menor, que tiveram muitas vezes dificuldades de acessar a rede de ensino”, disse o deputado Francisco Costa.

O projeto se baseou na Lei federal nº 12.711/2012,que institui 50% das vagas nos institutos e nas universidades federais para estudantes de escola pública, negros, indígenas e pessoas com deficiência.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: Piauí Hoje

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo