Pular para o conteúdo

Alepi aprova projeto que localiza celulares usados em crimes

 

3164a049ddc35efadcc47542cec574e6 200 285O projeto que permite localizar telefones celulares usados em atividades criminosas no Piauí foi aprovado pelas comissões na Assembleia Legislativa e agora irá a plenário. De autoria do deputado estadual Antônio Félix (PSD), a iniciativa tem o objetivo de acelerar as investigações policiais acerca furtos, roubos, latrocínio ou crimes que envolvam celulares.

As comissões de Constituição e Justiça e a de Infraestrutura da Assembleia Legislativa do Piauí deram parecer favorável ao projeto de nº 88 que dispõe sobre o envio de dados, pelas operadoras de telefonia móvel que operam no Estado do Piauí, aos órgãos da Segurança Pública, necessários à localização de telefones celulares e cartões “SIM” e que tenham relações com atividades criminosas como furto, roubo e latrocínio ou na utilização de crimes.

Para viabilizar o requerimento às operadoras, os órgãos e autoridades policiais solicitantes poderão apresentar autorização firmada pelo proprietário ou possuidor do aparelho celular e/ou cartão “SIM” e deverão identificar a numeração do procedimento instaurado e em que será juntada a informação.

“Aqui, não se discute a interceptação telefônica e quebra de sigilo ou outro meio que seja necessária a autorização da justiça, ou seja de gravações, lista de chamadas ou escutas, mas somente diz respeito à localização geográfica dos objetos e com isso se pretende acelerar as investigações policiais”, justifica o autor do projeto.

O projeto já foi aprovado pelos relatores das duas comissões, Hélio Isaias (PTB) da CCJ e João de Deus da Infraestrutura, e agora irá para votação em plenário.

Meio Norte

Comentários
Publicidade

Deixe um comentário

Aviso: os comentários são de responsabilidade dos seus autores e não refletem a opinião do Portal Integração. É proibida a inclusão de comentários que violem a lei, a moral e os princípios éticos, ou que violem os direitos de terceiros. O Portal Integração reserva-se o direito de remover, sem aviso prévio, comentários que não estejam em conformidade com os critérios estabelecidos neste aviso.

Veja também...

Portal Integração