Pular para o conteúdo

Alepi restituirá diplomas de deputados cassados no regime militar

alepi

Foto: Divulgação

Em sessão ainda a ser marcada para este mês de abril, sob pedido do deputado Fábio Novo(PT), a Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) deverá restituir os diplomas de deputados dos parlamentares cassados durante a ditadura militar no Piauí. Deputados e suplentes afastados de seus cargos durante o Regime Militar de 1964 terão de volta o diploma de parlamentar simbolicamente.

 

“A ata de 5 de maio de 1964 confirma o afastamento de quatro deputados mais os suplentes, que entendia que deveriam ser afastados por serem contra o Regime Militar. Alguns estados já fizeram a anulação. O objetivo é chamar a atenção da sociedade para o compromisso com o estado de direito, mostrar a liberdade de expressão”, explica Fábio Novo.

 

Os deputados cassados foram Deusdete Mendes Ribeiro, Celso Barros Coelho, José Alexandre Caldas Rodrigues e Themístocles Sampaio Pereira. As homenagens ainda não têm data marcada, mas deverão acontecer em sessão solene na Alepi.

 

Dos deputados cassados, apenas Celso Barros Filho está vivo. Seu mandato foi incluído quando cassado após realizar um pronunciamento na tribuna contestando o regime e seu ato arbitrário de cassação de deputados.

Jornal O DIA

Comentários
Publicidade

Deixe um comentário

Aviso: os comentários são de responsabilidade dos seus autores e não refletem a opinião do Portal Integração. É proibida a inclusão de comentários que violem a lei, a moral e os princípios éticos, ou que violem os direitos de terceiros. O Portal Integração reserva-se o direito de remover, sem aviso prévio, comentários que não estejam em conformidade com os critérios estabelecidos neste aviso.

Veja também...

Portal Integração