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Aliança entre Tempo Integral e Educação Profissional muda realidade escolar‏

Aliança entre Tempo Integral e Educação Profissional muda realidade escolar
Escolas agrícolas de Pedro II são referência educacional para o Piauí

Uma nova realidade se insere no contexto educacional do estado do Piauí. As escolas em Tempo Integral, que já vinham promovendo uma mudança de postura da escola pública, agora se aliam à Educação Profissional, modalidade que passou a preparar o jovem para o mercado de trabalho e para a vida.

Encontramos esse novo cenário na cidade de Pedro II, distante 200 km de Teresina. Lá, a Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc) implantou os dois sistemas e vem colhendo ótimos frutos. É o caso da Escola Família Agrícola Santa Ângela; com 350 alunos, funciona em sistema de quinzenas (o aluno passa 15 dias contínuos na escola e 15 em casa).

A Santa Ângela oferta cursos técnicos, pós-médio e técnicos integrados ao ensino médio, nas áreas de turismo, agroindústria, agropecuária, hospedagem e administração rural. As aulas dos cursos são acompanhadas de diversas atividades extra-curriculares, que são focadas principalmente nas ações coletivas necessárias para a convivência harmoniosa e construtiva que um lar (escola onde também residem) necessita.

A aluna do 4° ano de agroindústria, Jaqueline Castro (18 anos), relata bem o clima vivido em uma escola de Tempo Integral.

“Convivemos como uma família aqui, pois além de uma educação de qualidade, com atividades que nos integram à escola, temos grande participação no gerenciamento desta, que é feito verdadeiramente de maneira democrática”, destaca.

Segundo o diretor da unidade, Dr. Francisco Holanda, a construção de uma escola pública de sucesso passa pela parceria entre várias instituições e a comunidade. “Aqui, contamos com parceiros como o Banco do Nordeste, Embrapa, Prefeitura, a Fundação Santa Ângela, Sebrae, dentre outros; mas o principal componente é a comunidade que se compromete com os projetos que direcionam o futuro desse jovens”.

Mesmo funcionando em regime de calendário diferenciado, e contando com uma disciplina pouco comum na escola dos dias atuais, a Santa Ângela dá uma lição de como aproveitar as oportunidades crescentes de qualificação e utilização dos recursos públicos de nosso país.

 

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