Publicidades
Geral

Aluna de Gastronomia do IFPI de Teresina cria leite condensado de coco babaçu

A aluna Edna Maria Guedes Aguiar, concluinte do Curso de Tecnologia em Gastronomia do Campus Teresina Zona Sul, sob orientação do professor Alessandro de Lima, desenvolveu o Leite condensado de coco babaçu, como uma alternativa para as pessoas com intolerância à lactose e como uma inovação tecnológica para agregar valor a um produto piauiense.

“A intolerância à lactose acomete cerca de 70% da população adulta mundial, e a busca por alimentos sem esse açúcar naturalmente presente em todos os leites animais, serviu de inspiração para o desenvolvimento do leite vegetal a partir do resíduo de extração do azeite de coco babaçu extra virgem”, explicou Edna Maria, que já é Nutricionista e atua no desenvolvimento de receitas regionais para pessoas com restrição alimentar.

No trabalho de conclusão de curso que resultou na inovação,  a aluna desenvolveu o leite de coco babaçu, e em seguida desenvolveu 04 formulações de leite condensado de babaçu até que conseguisse obter uma formulação que possuísse características de textura e aparência e sabor próximas  ao leite condensado tradicional.

O novo produto formulado foi testado e bem avaliado na formulação de receitas como pudim e recheios e coberturas para bolos. O trabalho também realizou a composição em nutrientes e o produto se mostrou rico em proteínas equilibrado nos demais nutrientes, com valor energético total de 315 Kcal por 100 mL do produto.

Aluna de Gastronomia do IFPI de Teresina cria leite condensado de coco babaçu 2

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: Meio Norte

Comentários

Artigos relacionados

Fechar
Fechar