Pular para o conteúdo

Alunos do CEMTI Pedro Sá participam de sessão ordinária da Câmara de Vereadores

A sessão ordinária da Câmara de vereadores dessa segunda-feira, 18, estava com a casa cheia. Isso por que, jovens estudantes do terceiro ano do Ensino Médio da Escola CEMTI Pedro Sá marcaram presença na casa legislativa com o objetivo de compreender o funcionamento da mesma e o trabalho dos parlamentares.

Essa visita, visando o aprendizado dos regimentos daquela casa  por parte dos jovens, fazia parte de obter conhecimentos devido  projeto do parlamento jovem  que está no congresso nacional e que necessita de dois representantes, jovens estudantes, piauienses, para irem a Brasilia.

 

IMG_20150518_202701882[1]

Estudantes do CEMTI Pedro Sá maracaram presença na casa legislativa com o objetivo de comperender o funcionamento da mesma

 

O vereador José Alberto, PSB, que na noite de ontem presidia a sessão, devido a problemas de saúde do vereador Neander Moura, explicou aos alunos como funcionava as normas da casa legislativa oeirense e consequentemente o trabalho dos vereadores. José Alberto explicou aos jovens que nessa legislatura, em Oeiras, é composta por 11 vereadores, e ressaltou que um dos poderes desses parlamentares é fiscalizar o poder executivo. “Todos os recursos que chegam ao município de Oeiras, que têm o dever de fiscalizar, cobrar e denunciar são os parlamentares dessa casa”, explica.

O vereador ressaltou ainda aos estudantes  outra responsabilidade dos vereadores, que é a elaboração de Leis. “Esses quatro projetos que foram lidos aqui, de iniciativa do prefeito, vai ser passado paras as comissões. Temos várias comissões, entre elas,  a comissão de Constituição e Justiça e Redação de Leis, a comissão de Fiscalização, que é uma comissão que antes do projeto ir para o plenário, ela se manifesta, principalmente sobre dinheiro. sobre recursos, se vai gastar, se esta dentro do orçamento. Além dessas, temos uma comissão de Agricultura e Meio Ambiente, uma comissão de Saúde e a comissão de Educação. “, disse aos jovens, lembrando que cada vereador não pode participar de mais de duas comissões.

O vereador explicou todos os procedimentos de uma sessão aos estudantes, e os demais vereadores louvaram a iniciativa dos jovens de participarem e se interessarem pelo assunto, e pediram que compareçam mais as sessões, não só os alunos do CEMTI Pedro Sá, mas também de outras escolas oeirenses.

Da redação

Welliton Mariano

 

Comentários
Publicidade

Deixe um comentário

Aviso: os comentários são de responsabilidade dos seus autores e não refletem a opinião do Portal Integração. É proibida a inclusão de comentários que violem a lei, a moral e os princípios éticos, ou que violem os direitos de terceiros. O Portal Integração reserva-se o direito de remover, sem aviso prévio, comentários que não estejam em conformidade com os critérios estabelecidos neste aviso.

Veja também...

Portal Integração