Alunos do Grupo Liberdade de Capoeira recebem graduações e mudanças de faixas

O Grupo de Capoeira Liberdade realizou o terceiro Batizado de Capoeira em Colônia do Piauí.

O evento aconteceu no último sábado,18 de novembro, no Centro de Convivência. 35 novos alunos receberam as graduações entre primeira a sexta faixa de Capoeira. À tarde em São José do Peixe foi realizado os primeiros Jogos de Capoeira com alunos da cidade e alunos de São Miguel do Fidalgo.

O processo todo são 14 graduações divididas em etapas para os alunos de Capoeira chegarem até o maior nível que é a décima quarta corda de cor Verde fechada: Cinza e branca primeira corda, Cinza fechada segunda corda, Cinza e amarela terceira corda, Amarela fechada quarta corda, Amarelo laranja quinta corda, Laranja sexta corda, Laranja e azul sétima corda, Azul fechada oitava corda, Azul e roxo nó na corda, Roxa fechada de uma corda, Roxo e marrom décima primeira corda, Marrom fechada décima segunda corda, Marrom e verde décima terceira corda Verde fechada décima quarta corda.

Professor Markito

De acordo com o professor de capoeira, Manoel Rodrigues Ferreira, conhecido como professor Markito, as promoções de mudança de corda são realizadas a partir dos critérios semelhantes com a sala de aula, o ao final do ano passa por uma avaliação e de acordo o seu desenvolvimento realiza-se a mudança de nível.

“A primeira corda no batizado é uma corda de incentivo, onde o aluno passa a conhecer a capoeira pessoalmente com a presença de mestres e convidados. A partir da quarta corda em diante o aluno tem que ter adquirido um conhecimento de instrumento e básico e teoria. Já na sexta graduação é necessário que aluno tenha conhecimento de instrumento musical e buscar a teoria e fundamentos, pois nesse nível ele já é um intermediário para no futuro receber a corda de monitor de capoeira,” conta o professor Markito.

A corda Verde fechado de professor

Para chegar a este nível, o aluno terá que passar por todas essas graduações até chegar a corda Verde da cinza e crua a verde correspondendo 14 corda no grupo Liberdade.

O professor Markito ressalta que cada grupo tem sua filosofia, sendo que alguns usam até 16 cordas, outros têm mais. Essa regra é de acordo com o regimento de cada uma.

Critérios para ser Professor de Capoeira

Para tornar-se professor de capoeiras independentemente do mestre os critérios são os mesmos: quando o aluno conquista com conhecimento.

Por Rogério Silva

Conheça a história do Professor Markito 

Mestre Markito: Superação e amor pela capoeira

Comentários