Há pouco mais de cinco dias da primeira prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a psicóloga Luana Carvalho, do Colégio Madre Savina dá dicas para os candidatos que vão se submeter a primeira bateria de provas neste domingo (05).
Segundo a psicóloga, é hora do candidato desacelerar e buscar atividades que gerem prazer e bem-estar.
“Nesse momento é necessário desacelerar a rotina de estudos, procurar realizar atividades que se identifiquem ou gerem prazer”, aconselha a psicóloga.
A prática de atividade física é apontada pela especialista como uma boa estratégia para os candidatos.
“Também são bem-vindas atividades físicas, pois liberam endorfina e contribuem para diminuição do estresse e para aumentam a sensação de bem-estar”, explica.
O apoio da família também é primordial neste momento em que a ansiedade costuma bater mais forte nos candidatos.
“Nesta reta final todo ato de carinho se transforma em combustível para apoiar o estudante e deixá-lo confiante”, garante.
Segundo a profissional, neste momento os candidatos precisam de um ambiente familiar tranquilo e acolhedor.
“O apoio da família se faz necessário nesse momento, sendo fundamental proporcionar um ambiente tranquilo e acolhedor, sem pressão e se fazendo presente com palavras positivas e tempo de qualidade”, diz ela.
É hora, também, de evitar assuntos que possam gerar tensão, como decisões futuras e a escolha profissional que o candidato precisará fazer após o resultado do exame, quando vai buscar uma vaga num curso superior em uma instituição de ensino superior.
No Piauí, um total de 99.644 candidatos estão inscritos para participar dos dois dias de prova.
Os dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela aplicação do exame, mostram mais de 73 mil candidatos declararam ser pardo ou preto.
As mulheres são a maioria entre os candidatos no Piauí. No estado, 60,97% das pessoas inscritas são do sexo feminino.
Com relação à idade, mais de 64 mil candidatos tem idades entre 16 e 20 anos. Na outra ponta da tabela, 151 candidatos informaram ter mais de 60 anos.
Fonte: Cidade Verde