WeCreativez WhatsApp Support
Nossa equipe está aqui para responder às suas perguntas. Fale conosco!
Olá! Como podemos ajudar?
Publicidades
Saúde

Anvisa diz que remédio para enjoo pode causar males na gravidez: e agora?

A ondansetrona, componente de remédios como o Vonau, aumentaria a incidência de malformações e problemas cardíacos em fetos. Veja o que dizem os experts

Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitiu um alerta sobre o risco de malformações congênitas relacionadas à ondansetrona, componente usado em remédios como o Vonau, voltados inclusive para enjoos intensos durante a gestação. Enquanto investiga o assunto, a entidade recomenda cautela na prescrição durante o período de gravidez.

No entanto, para especialistas brasileiros, a decisão pode ser precoce. Explicamos: a orientação foi baseada em alguns poucos estudos, em especial um conduzido pela Universidade Harvard, nos Estados Unidos, e publicado em dezembro de 2018 no periódico cientfífico Journal of the American Medical (JAMA).

A investigação comparou mais de 88 mil gestantes expostas à ondansetrona no primeiro trimestre com cerca de 1,7 milhão de grávidas que não a utilizaram. No fim das contas, a incidência de problemas cardíacos ou malformações congênitas em geral nos filhos foi similar entre as duas turmas.

No levantamento, o único efeito observado foi um aumento no risco de defeitos na região bucal dos bebês. Ainda assim, no grupo que tomou a droga, foram contabilizados 14 casos do tipo para cada 10 mil nascimentos, ante 11 no que não a recebeu. Ou seja, três episódios adicionais a cada 10 mil partos.

 

 

 

 

Fonte: Saúde

Comentários

Artigos relacionados

Fechar