Pular para o conteúdo

Aprovada emenda ‘absurda’ que prejudica 80% dos rios do Piauí

Rios do Piaui

Leito dos rios virariam roças, segundo a emenda

Mais uma vitória da bancada ruralista no Congresso Nacional e dessa vez, o futuro de 80% dos rios do Piauí está ameaçado.

A comissão especial do Congresso que analisa a medida provisória do Código Florestal aprovou na última quarta-feira(08) uma emenda que poderá comprometer para sempre todas as bacias hidrográficas brasileiras. Por 15 votos a 12, a comissão decidiu que só serão resguardados por Área de Proteção Permanente (APP) os rios perenes. Os intermitentes poderão virar pasto, roça e estrada.

A aprovação de emenda à MP do Código Florestal (MP 571/2012) prevê que as margens de cursos d’água temporários não sejam mais consideradas Área de Preservação Permanente (APP).

Rios intermitentes são aqueles que secam durante o período de escassez de chuva. E o que isso tem a ver com o Estado do Piauí? Segundo o Ministério do Meio Ambiente, 80% dos rios do Piauí são intermitentes. ‘Os rios intermitentes é que mandam a água para os perenes. Sem eles, todas as bacias hidrológicas ficarão comprometidas’, afirmou o senador Jorge Viana (PT-AC).

A emenda que tirou a proteção dos rios intermitentes foi apresentada pelo deputado Abelardo Lupion (DEM-PR). ‘O objetivo é dar maior clareza à lei e buscar um tratamento isonômico com os olhos d’água perenes’, disse.
‘Foi o maior absurdo cometido contra o meio ambiente’, disse Jorge Viana, ao explicar que metade dos rios no Brasil são temporários e contribuem para a manutenção dos rios permanentes.

 

180graus.com

 

 

 

Comentários
Publicidade

Deixe um comentário

Aviso: os comentários são de responsabilidade dos seus autores e não refletem a opinião do Portal Integração. É proibida a inclusão de comentários que violem a lei, a moral e os princípios éticos, ou que violem os direitos de terceiros. O Portal Integração reserva-se o direito de remover, sem aviso prévio, comentários que não estejam em conformidade com os critérios estabelecidos neste aviso.

Veja também...

Portal Integração