Pular para o conteúdo

Arnaldo Antunes, Ana Canãs e Os Mutantes no Artes de Março

Os amantes das artes, cultura e da música já podem comemorar. Foi lançado nesta quinta-feira (20), a programação oficial do Artes de Março 2014, evento realizado anualmente pelo Teresina Shopping. Para comemorar os 15 anos de realização, a organização escolheu relembra e celebra um dos principais movimentos culturais da década de 60, o Tropicalismo, de 8 a 30 de março.O festival, já consagrado por promover a arte e a cultura de Teresina por meio da música, dança, entretenimento e exposições, incluirá ainda nesta edição homenagens a Torquato Neto, bate-papos e disponibilizará o acessos gratuitos a exibições de clássicos do cinema.

Em sua 16ª edição, o evento vai se propor a reviver uma das principais épocas da cultura brasileira e um dos movimento de maior influência artística no cenário musical. Por isso, neste ano, as atrações foram cuidadosamente pensadas para traduzir ao público o DNA do Tropicalismo. Como atrações nacionais estão confirmadas as apresentações de Arnaldo Antunes, Ana Cañas e Os Mutantes.

 

Para o maestro Aurélio Mello, que irá reger a apresentação da Orquestra Sinfônica de Teresina durante o evento, o tema que guiará o festival não poderia ser outro. “O tropicalismo tem um significante importante, e fazer esse resgate durante o Arte de Março é muito interessante, justamente pela sua influência na cultura brasileira e por revelar o artista piauiense Torquato Neto”, pontua.

dsc07739jpg1392913237

E parte do que é o tropicalismo poderá ser sentindo logo na abertura, dia 8 de março. Nete dia, quem sobe ao “Palco Sem Fronteiras” para abrir o festival é Arnaldo Antunes, um dos principais representantes atuais da música popular brasileira. Suas músicas, na época do Tropicalismo, já foram gravadas por importantes nomes como Gilberto Gil, Jorge Ben Jor, Maria Bethânia e Gal Costa. O cantor que também já colaborou com os Titãs e os Tribalistas, deve fazer uma homenagem ao dia internacional da mulher em sua apresentação.

 

O festival será dividido em duas semanas especiais. Na primeira, de 10 a 16 de março, o evento homenageia um dos mentores do Movimento Tropicalista, o piauiense Torquato Neto, que se estivesse vivo, completaria 70 anos em 2014. Em tributo ao artista, ao longo desses dias, subirão ao palco a banda Validuaté, a cantora nacional Ana Canãs, o Grupo de Teatro do Le Ballet Studio de Dança, o cantor Teófilo e a Orquestra Sinfônica de Teresina.

dsc 4691 ana canas ana canas janeiro 2014 foto cristina granato1392913465

Já na segunda semana, que acontece de 17 a 23 de março, o momento é de celebrar a Tropicália através das atrações locais e nacionais. Quem soube ao palco para reviver o movimento cultural são a banda Audioteipe, o Espetáculo Geléia Geral, Luana Campos & Ostiga Jr. – com uma apresentação especial – e por fim, para fechar o Festival, o grupo nacional Os Mutantes. Nos dias da “Semana Tropicália” haverá ainda um painel sobre a “Vida e obra de Torquato Neto com o jornalista Paulo José Cunha.

dsc07718jpg1392913267

A programação oficial do Artes de Março inclui também uma exposição sobre o Tropicalismo e uma novidade, sessões especiais nos cinemas. As exposições vão abranger fotos, gravuras, photoshop, pinturas de grandes artistas e acervos pessoais e de instituições que retratam a Tropicália, além da vida e obra de Torquato Neto.

 

O Tropicalismo

 

Também conhecido como Tropicália, o Tropicalismo foi um movimento musical surgido no final da década de 1960, mais precisamente em 1967, quando a TV Record realizou o Festival de Música Popular, que atingiu ainda outras esferas culturais, como as artes plásticas, o cinema e a poesia. Na época, o movimento inovou por possibilitar um sincretismo entre vários estilos musicais como, por exemplo, rock, bossa nova, baião, samba, bolero, entre outros, contribuindo para uma modernização da música popular brasileira. As letras das músicas possuíam um tom poético, elaborando críticas sociais e abordando temas do cotidiano de uma forma inovadora e criativa. Tem como principais representantes: Caetano Veloso, Gilberto Gil, Os Mutantes, Torquato Neto, Tom Zé, Jorge Ben Jor, Gal Costa e Maria Bethânia.

 

Programação

 

SEMANA TORQUATO NETO

 

10/03 – Validuaté

11/03 – Ana Cañas

12/03 – Espetáculo Grupo Le Ballet Stúdio de Dança

13/03 – Teófilo e Banda

14/03 – Orquestra Sinfônica de Teresina

 

SEMANA TROPICÁLIA

 

17/03 – Painel com Paulo José Cunha e convidados

18/03 – Audioteipe

19/03 – Espetáculo Geleia Geral

20/03 – Especial Luana Campos & Ostiga Júnior

21/03 – Os Mutantes

Comentários
Publicidade

Deixe um comentário

Aviso: os comentários são de responsabilidade dos seus autores e não refletem a opinião do Portal Integração. É proibida a inclusão de comentários que violem a lei, a moral e os princípios éticos, ou que violem os direitos de terceiros. O Portal Integração reserva-se o direito de remover, sem aviso prévio, comentários que não estejam em conformidade com os critérios estabelecidos neste aviso.

Veja também...

Portal Integração