Pular para o conteúdo

Arqueiros querem difundir esporte no PI, diz associação

 

Ainda pouco difundido no Piauí, o tiro com arco pode ser o próximo esporte a fazer parte da grade curricular da graduação em Educação Física da Universidade Federal do Piauí.

 

Imagem ilustrativa

Imagem ilustrativa

 

Durante a manhã do domingo (09), membros do Clube de Arqueria Piauí apresentaram a estudantes da UFPI como deve ser realizada a prática do esporte.

 

De acordo com o chefe do departamento de Educação Física da instituição, professor Sérgio Galan, a intenção da UFPI é trazer todos os esportes olímpicos, nos quais o tiro com arco está inserido.

 

“Estamos apresentando o esporte e incentivando os alunos a se interessarem, por isso estamos trazendo para dentro da Universidade com o objetivo de também difundir nas escolas”.

 

O Clube de Arqueria Piauí foi fundado há seis meses em Teresina e já realiza um trabalho social importante, de acordo com o presidente do clube, Emanuel Mendes. “A princípio estamos difundindo o esporte com uma visão mais paralímpica, apresentando e dando oportunidade às pessoas com deficiência”.

 

Contudo, ele assegura que o esporte está disponível para qualquer pessoa interessada. “Nós fazemos treinos todos os domingos, a partir das 8 horas da manhã, e recebemos quaisquer interessados no tiro com arco”, acrescentou.

 

Por ser recente, o clube ainda possui 13 membros, sendo quatro deles atletas. Os praticantes que escolhem este esporte ancestral (como também é chamado) podem acumular benefícios que vão desde os baixos custos da prática, melhora da postura, benefícios mentais, como o exercício da concentração, da paciência e da autoconfiança, por exemplo, além da segurança que o esporte oferece. “É um dos esportes mais seguros, por ser regido por normas e regras muito rígidas”.

 

O professor de Educação Física, Sérgio Galan, afirmou que em aproximadamente 60 dias o campus da UFPI de Teresina abrirá um curso voltado para a formação de professores de arco e flecha. “A Universidade é responsável por formar esses professores que irão difundir o esporte”.

 

Quem se interessar pelo esporte, basta procurar o Clube de Arqueria Piauí, situado na Avenida São José, no bairro Parque Jurema, zona Sudeste de Teresina.

 

Todos os domingos pela manhã são realizados os treinos e a orientação para as pessoas que estão tendo o primeiro contato com o arco e a flecha. “A intenção principal é que os praticantes realmente se divirtam com o esporte”, disse um dos dirigentes do clube, João Victor Saraiva.

 

FONTE: Samira Ramalho

Comentários
Publicidade

Deixe um comentário

Aviso: os comentários são de responsabilidade dos seus autores e não refletem a opinião do Portal Integração. É proibida a inclusão de comentários que violem a lei, a moral e os princípios éticos, ou que violem os direitos de terceiros. O Portal Integração reserva-se o direito de remover, sem aviso prévio, comentários que não estejam em conformidade com os critérios estabelecidos neste aviso.

Veja também...

Portal Integração