Pular para o conteúdo

Artesã de 66 anos transforma planta espinhosa em arte no Sertão do Piauí

arte

Por mais de cinco décadas, Raimunda Ana de Jesus de Carvalho, mais conhecida como Toquinha, mantém viva a tradição de produzir artesanato com as fibras da caroá ou coroá, planta espinhosa e típica da caatinga. Atualmente aposentada e com 66 anos, a artesã conta como a arte foi a única fonte de renda da família na zona rural de Pio IX, Sul do Piauí.
“Comecei com nove anos, via as moças da comunidade fazendo e fui tentar fazer também. A venda da minha primeira peça eu comprei dois sacos de arroz, um quilo de açúcar, uma panela, dois pares de chinelos e outras mercadorias para casa”, contou com o orgulho estampado no rosto.
Com muita cantoria, ela mesma colhe no mato a folha da planta para o artesanato. Para transformar a caroá em arte é preciso uma técnica singular de preparo. Dona Toquinha bate a folha e depois a coloca para secar no sol por um dia, desta forma ela consegue amaciar as fibras que serão trançadas.
Apesar da artesã tentar manter a tradição, a arte rústica está com os dias contados, porque ninguém da região se interessa mais em aprender. Para piorar, dona Toquinha foi diagnosticada com problemas pulmonares, que a impedem de produzir.
“Ninguém quer aprender. Preferem procurar outro serviço”, lamentou a artesã.
Para a historiadora Hanna Alves, este é um capítulo importante para a cultura de Pio XIX, que não pode ser esquecido. Ela frisou a necessidade da valorização da arte para o Piauí.
“A fibra do caroá ajudou no sustento de muitas famílias das décadas de 20 até 50. A planta se fez presente para complementar a renda familiar e isto foi a cultura que por um bom tempo só se sabia dela”, declarou.

 

Fonte: G1

 

 

Comentários
Publicidade

Deixe um comentário

Aviso: os comentários são de responsabilidade dos seus autores e não refletem a opinião do Portal Integração. É proibida a inclusão de comentários que violem a lei, a moral e os princípios éticos, ou que violem os direitos de terceiros. O Portal Integração reserva-se o direito de remover, sem aviso prévio, comentários que não estejam em conformidade com os critérios estabelecidos neste aviso.

Veja também...

Portal Integração