Publicidades
CrônicasDestaque

Biografia de Alberto Silva será lançada em Oeiras na segunda-feira, 18

O livro “Alberto Silva – Uma biografia”, do jornalista e escritor Zózimo Tavares, será lançado na próxima segunda-feira, dia 18, na Câmara Municipal de Oeiras.

O ato está marcado para as 19 horas, conforme convite distribuído pelo presidente da Câmara, vereador José Alberto Pinheiro de Araújo.

A obra do jornalista Zózimo Tavares conta a trajetória profissional e política do engenheiro, ex-governador e ex-senador Alberto Silva, apresentando-o como uma das principais personagens da vida pública piauiense, na segunda metade do século 20.

Com 304 páginas, o livro narra a história do ex-governador desde o seu nascimento, na Ilha Grande de Santa Isabel, em Parnaíba, em 10 de novembro de 1918, até o final de seu primeiro mandato de governador do Piauí (1971-1975).

Cenário político – Além de reconstituir o panorama social, econômico, cultural e político da época, a partir da Redemocratização de 1945, o livro mostra os fatos marcantes da carreira política do biografado, iniciada com a eleição para prefeito de Parnaíba, em 1948.

Ele deixava aí o seu cargo de engenheiro da Central do Brasil, no Rio de Janeiro, para ingressar na política, atividade que exerceu pelos 60 anos seguintes.

Depois de sua primeira eleição de prefeito, conquistou um mandato de deputado estadual, ao qual renunciou para assumir a direção da Estrada de Ferro Central do Piauí, no início dos anos 1950.

Outra vez foi diretor da Estrada de Ferro no início dos anos 60. Incompatibilizado com as forças políticas locais, teve que se mudar para o Ceará. Só voltou ao seu Estado natal quase dez anos depois, já na condição de governador.

A obra recompõe o exílio profissional de Alberto Silva no Ceará, onde realizou a obra de eletrificação de todo o Estado, credenciando-se a ser indicado para o Governo do Piauí, contra os interesses da elite política piauiense.

No governo, realizou uma obra que revolucionou o Piauí, em todas as áreas, sendo lembrado como o governador que pôs o Estado na modernidade.

O livro mostra também os bastidores das disputas políticas no Piauí, a partir das eleições de 1947, e as sucessivas configurações do quadro político estadual.

Imagens – Além disso, traz um rico registro iconográfico, em dois cadernos de fotografias impressas em papel couché, tanto de obras quanto de personalidades que marcaram a política estadual.

A obra resulta de uma vasta e demorada pesquisa do autor, iniciada em 1991, quando Alberto Silva concluiu o seu segundo mandato de governador.

Para escrever o livro, o autor entrevistou o biografado com exclusividade diversas vezes, ao longo de vários anos, conseguindo dele grandes revelações sobre muitos episódios da política e da administração estadual.

Escrito em linguagem jornalística, clara e direta, é um livro que traz uma contribuição para a historiografia do Piauí, sendo uma leitura atraente para professores, alunos, pesquisadores e demais interessados na história recente do Piauí.

DADOS TÉCNICOS

Título: “Alberto Silva – Uma biografia”

ISBN: 978-85-67525-09-9

Total de páginas: 304, com fotografias

Autor: Zózimo Tavares

Editora: Bienal

Preço unitário: R$ 50,00

O autor

Zózimo Tavares é formado em Letras e em Jornalismo. Pós-graduado em Comunicação pela Universidade Federal do Piauí, onde também foi professor. Tem pós-graduação ainda em Linguística.

Acumula 39 anos de experiência profissional em rádio, jornal, televisão e assessoria de comunicação.

Presidiu o Sindicato dos Jornalistas do Piauí. Foi correspondente do jornal Correio Braziliense no Piauí durante cinco anos e secretário de Comunicação de Teresina em três administrações.

Foi editor-chefe dos jornais O Dia e Diário do Povo, da TV Clube e da Rádio Difusora de Teresina.

Atualmente integra a equipe de jornalismo do Grupo de Mídia Cidade Verde, em Teresina.

Escreveu livros de humor, cordel, jornalismo, literatura e biografias.

É vice-presidente da Academia Piauiense de Letras e membro da Associação Brasileira de Imprensa (ABI).

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: Bienal Editora

Comentários

Artigos relacionados

Fechar