Pular para o conteúdo

Bom Jesus perde quase toda a safra de milho e soja

SojaO prefeito da cidade de Bom Jesus, Marcos Elvas (PSDB), está providenciando a documentação necessária para decretar situação de emergência no município. De acordo com o gestor, a escassez de chuvas na região prejudicou sobremaneira a safras de soja e milho deste ano, que sofreram perdas superiores a 70% em relação à colheita do ano passado.

O chefe do Executivo afirma que já possui, em mãos, laudos técnicos da Secretaria de Agricultura de Bom Jesus e outros documentos necessários para a formulação do decreto, que precisa ter o aval do Ministério Nacional da Defesa Civil para gerar os efeitos esperados.

“Nosso problema não é a falta de água, especificamente, mas sim a dificuldade dos agricultores em honrar os financiamentos contraídos, principalmente com o Banco do Nordeste do Brasil. O que nós queremos é que os prazos para pagamento dessas dívidas sejam estendidos”, explica o prefeito.

Marcos Elvas afirma que a Prefeitura de Bom Jesus, em busca de uma solução para o problema, tem discutido com diversos órgãos, entre os quais: o Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí (EMATER), sindicatos e associações de produtores. “Por enquanto, estamos fazendo a nossa parte. Depois vamos procurar as Defesas Civis do Estado e nacional para pedir ajuda, porque esse quadro que se desenha em Bom Jesus foge do alcance da prefeitura”, acrescenta Marcos Elvas.

José Mendes, gerente de Operações da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) no Piauí, afirma que este ano as culturas que mais sofreram com a escassez de chuvas foram o feijão e a mandioca, além do milho e da soja.

 

 

 

Fonte: Portal O DIa

Comentários
Publicidade

Deixe um comentário

Aviso: os comentários são de responsabilidade dos seus autores e não refletem a opinião do Portal Integração. É proibida a inclusão de comentários que violem a lei, a moral e os princípios éticos, ou que violem os direitos de terceiros. O Portal Integração reserva-se o direito de remover, sem aviso prévio, comentários que não estejam em conformidade com os critérios estabelecidos neste aviso.

Veja também...

Portal Integração