Publicidades
MancheteOeiras

Brigada de Incêndios da cidade de Oeiras em agosto registou 40 denúncias de focos de queimadas

Na cidade de Oeiras o período do B R O-BRÓ causa desconforto a população, devido ao período quente e seco, e resulta em queimadas gerando reclamações entre oeirenses. As altas temperaturas causam a baixa umidade do ar, facilitando esses focos de queimadas.

 

Nesse ano, já aconteceram ações com intenção de conscientizar sobre a Lei de Crimes Ambientais no Art 41 da Lei nº 9.605/98 que diz: Provocar incêndio em mata ou floresta ficará sujeito a pena de reclusão de dois a quatro anos e multa. O ato foi promovido pela prefeitura junto a Gerência Municipal de Meio Ambiente (GEMA).

 

Para melhor entendermos a situação atual da cidade quanto as queimadas, falamos com o coordenador da Brigada de Incêndio do munícipio de Oeiras, Josivan Vieira da Silva, que explica o funcionamento do órgão: “Funciona da seguinte forma: a população liga para o número da Brigada o (Disk Fogo) (89) 994219658 que aciona a Brigada de incêndio funcionando em regime de plantão de 24 horas’’, explica ele.

 

O mês de agosto, teve vários focos e Josivan revela que, “Existe um protocolo de denuncia na Brigada Voluntária de Incêndio e foi registrado no mês de agosto 40 denúncias de queimadas e todas atendidas pela equipe.”, revela o coordenador da brigada.

 

Ao questionado sobre como ocorre o monitoramento das funções, ela aponta: “Estamos tornando mais efetivas as ações de prevenção, combate e monitoramento de queimadas em Oeiras, oferecendo a infraestrutura e logística adequadas à brigada voluntária de incêndio do nosso município. Inclusive no mês passado realizamos a entrega de novos materiais de trabalho aos brigadistas e oferecemos treinamento dos profissionais envolvidos. Todo esse trabalho soma-se com ações como esta de estarmos juntos refletindo com a população a respeito da importância de todos unidos pela preservação do meio ambiente e em defesa da vida como um todo’’.

 

O período seco que estamos vivendo em conjunto com ventos, facilita a propagação das queimadas, e a cultura de realizar a limpeza de terrenos ou espaços no quintal com o uso de fogo ajudam nessa situação de queimadas.

DICAS CONTRA QUEIMADAS

O Coordenador em fala, finaliza dando dicas para evitas focos de queimadas:

  • Não atire bagana de cigarro e palito de fósforo acessos nas estradas;
  • Só faça fogueiras em locais sem vegetação e, ao sair, apague–o completamente;
  • Quando observar incêndio próximo aos Parques ou qualquer outra área protegida, avise imediatamente aos responsáveis;
  • Tente apagar qualquer foco de incêndio que avistar, se não conseguir, peça imediatamente socorro através do Disk fogo (89) 99421 9658;
  • Não solte fogos de artifícios próximo a vegetação seca;
  • Não solte balões. É crime e pode causar incêndio.

 

Por Rutty Muniz

Comentários
PUBLICIDADE

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo