Buscas por irmãos desaparecidos entram na terceira semana em Bacabal (MA)

Irmãos sumiram em Bacabal e operações entram na terceira semana

Participe do nosso grupo de Whatsap

Ágata Isabelle e Allan Michael estão desaparecidos em Bacabal desde o dia 04 de janeiro
Reprodução

As buscas por Ágatha Isabelly, de 6 anos, e Allan Michael, de 4, completam duas semanas no interior do Maranhão e já mobilizaram mais de mil pessoas entre forças de segurança e voluntários. O desaparecimento ocorreu no dia 4 de janeiro, no Quilombo de São Sebastião dos Pretos, zona rural de Bacabal, e foi acompanhado por reportagem do Fantástico, que mostrou o drama da família e a complexidade da operação.

Segundo a família, as crianças estavam brincando na varanda quando desapareceram. A comunidade, com cerca de 250 moradores, sempre considerou a rua uma extensão das casas, o que reforça o impacto do sumiço entre vizinhos e parentes.

Desaparecimento ocorreu em quilombo de Bacabal, no Maranhão

No dia do ocorrido, Anderson Kauã, primo das crianças, de 8 anos, também estava na casa da avó. Ele brincou, almoçou e foi embora. O tio José Henrique Cardoso Reis contou que viu os três por volta das 13h30 e pediu que voltassem para casa.

A avó Francisca percebeu a ausência entre 15h30 e 16h. Ao chamar e não obter resposta, moradores iniciaram as buscas na mata. O avô José Reis relatou que, apesar de ser comum as crianças circularem entre casas vizinhas, o alerta foi imediato quando não foram localizadas.

A mobilização cresceu rapidamente com a atuação do Corpo de Bombeiros de estados vizinhos, Exército Brasileiro, Marinha do Brasil e voluntários. As equipes utilizaram cães farejadores e alertaram para riscos na mata, como armadilhas de caça e a “tiririca”, planta cortante.

Durante a varredura, pegadas de criança foram encontradas. Três dias depois, Kauã foi localizado por um carroceiro. Ele estava sem roupas, havia perdido cerca de 10 quilos, mas sobreviveu e se recupera no hospital, com previsão de alta nesta semana.

O delegado Ederson Martins informou que o menino relatou ter tentado chegar a um pé de maracujá e, ao ser orientado a voltar, entrou na mata pelo lado oposto, perdendo-se com os primos. As roupas dele foram achadas no dia 8, e a polícia descartou violência sexual.

Com o retorno de Kauã, as buscas se concentraram em Ágatha e Allan. A área de quatro quilômetros quadrados foi dividida em 45 quadrantes, monitorados por aplicativo. O coordenador Cleyton Cruz disse que Kauã foi encontrado encostado a uma palmeira e, em reconstituição, afirmou que nenhum adulto os acompanhava e que não encontraram comida.

O secretário de Segurança, Maurício Martins, afirmou que os cães confirmaram o trajeto descrito. Segundo o IPCA, os irmãos teriam separado no terceiro dia, já exaustos, enquanto Kauã seguiu sozinho em busca de ajuda.

A mãe, Clarisse Cardoso Ribeiro, fez um apelo público pela devolução dos filhos, reforçando a esperança da família enquanto as buscas continuam.

Conteúdo relacionado

Publicidade

Deixe um comentário

Aviso: os comentários são de responsabilidade dos seus autores e não refletem a opinião do Portal Integração. É proibida a inclusão de comentários que violem a lei, a moral e os princípios éticos, ou que violem os direitos de terceiros. O Portal Integração reserva-se o direito de remover, sem aviso prévio, comentários que não estejam em conformidade com os critérios estabelecidos neste aviso.

Veja também...