Pular para o conteúdo

Câmara de Oeiras elogia Almanaque criado em homenagem a Possidônio de Queiroz

possidonio-queirozNa sessão da Câmara de Vereadores realizada na última segunda-feira, 25, o vereador Letiano elogiou o Instituto Barros de Ensino, escola da rede privada no município, pela criação e envio de um almanaque bibliográfico para aquela  Casa Legislativa.

o Almanaque foi feito em homenagem a Possidônio de Queiroz. Possidônio Nunes Queiroz nasceu em 17 de maio de 1904; 52 anos após a transferência da capital piauiense de Oeiras (onde permaneceu por 93 anos ? 1759-1852) para Teresina. Filho do agricultor Raimundo Nunes de Queiroz e de Francisca Soares Queiroz.

Ele era negro e não teve educação formal, amante de Oeiras, nunca quis sair para estudar fora, apesar disso sempre viveu rodeado de livros e fazendo muito bom proveito deles, tornou-se autodidata em relação a todas as atividades que aprendeu e desenvolveu com maestria, inclusive como músico flautista.

“A autora é Francisca Shayane Avelino, historiadora  formada pela Universidade Federal do Piaui, e pleo pórrio neto do homenageado, Francisco Marley de Queiroz Lima, professor de História da Universidade Estadual do Piauí”, informou o vereador Letiano, ressaltando que o homenageado é uma inteligencia privilegiada da cidade de Oeiras.

Da redação

 

 

Comentários
Publicidade

Deixe um comentário

Aviso: os comentários são de responsabilidade dos seus autores e não refletem a opinião do Portal Integração. É proibida a inclusão de comentários que violem a lei, a moral e os princípios éticos, ou que violem os direitos de terceiros. O Portal Integração reserva-se o direito de remover, sem aviso prévio, comentários que não estejam em conformidade com os critérios estabelecidos neste aviso.

Veja também...

Portal Integração