Pular para o conteúdo

Campeonato Piauiense: edição 2024 começa com metade dos treinadores estreantes

Faltando pouco menos de um mês para o início do Campeonato Piauiense 2024, todas as equipes participantes estão com treinadores anunciados. O último clube a confirmar seu comandante foi o 4 de Julho, que contratou Thyago Marcolino para sua primeira passagem pelo futebol do Piauí. O Colorado não está sozinho: dos oito clubes que disputarão o estadual, metade está apostando em técnicos que nunca disputaram uma competição no Piauí. O ge traçou um rápido perfil de cada um.

Arnaldo Lira

Arnaldo Lira apresentado no Parnahyba — Foto: Divulgação / PSC

Arnaldo Lira apresentado no Parnahyba — Foto: Divulgação / PSC

Escolhido para ser o comandante do Tubarão no próximo ano, Arnaldo Lira nunca treinou uma equipe piauiense. Nem por isso falta experiência ao treinador de 63 anos. No seu currículo, o destaque vai para o título do Campeonato Baiano com o Bahia de Feira, em 2011, mas há também passagens por clubes tradicionais do Nordeste, como Sampaio Corrêa, CRB, Guarani de Sobral, entre outros.

No Piauí, o técnico desembarcou na última semana e começou os trabalhos conhecendo atletas locais que podem ser incorporados ao elenco. A apresentação oficial do elenco, com todos os contratados, está marcada para a próxima segunda-feira.

Thyago Marcolino

mmarcolino

Thyago Marcolino, técnico do Caruaru City — Foto: Reprodução / TV Asa Branca

Último dos treinadores novatos a serem anunciados, Thyago Marcolino foi confirmado pelo 4 de Julho na última quinta-feira. Com apenas 37 anos, Marcolino é um treinador da nova geração, com formação em educação física e diversos cursos na área do futebol. No futebol pernambucano, onde construiu sua carreira até aqui, tem no currículo dois acessos, com um título e um vice, na segunda divisão do estado.

O treinador é esperado em Piripiri nos próximos dias. Lá, encontrará alguns jogadores amadores selecionados na cidade para sua avaliação, além das primeiras contratações do 4 de Julho para a próxima temporada.

Fabiano Soares

imagem do whatsapp de 2023 11 06 a s 15.48.54 6c006953

Técnico Fabiano Soares — Foto: Global Imagens / Paulo Jorge Magalhaes

O treinador riverino não é novidade só no Piauí. Apesar de ter experiência em clubes brasileiros, inclusive tendo disputado uma Taça Libertadores pelo Athletico, Fabiano Soares construiu a maior parte da carreira na Europa. Em Portugal, conseguiu classificar o modesto Estoril para a Liga Europa na temporada 2014/2015.

Fabiano desembarcou em Teresina na última semana e, além de conhecer a estrutura do CT Afrânio Nunes, começou alguns trabalhos de campo com os primeiros jogadores a se apresentarem. A apresentação oficial do elenco, no entanto, será apenas nesta segunda-feira.

Fernando Agostini

whatsapp image 2023 12 09 at 15.21.02

Fernando Agostini, ex-técnico do Sapucaiense-RS — Foto: Divulgação/Sapucaiense

Fechando a lista de novatos, o Corisabbá acertou com Fernando Agostini, técnico do Rio Grande do Sul que fará sua primeira passagem no Piauí e apenas a segunda no Nordeste. Em 2022, ele comandou o CEO-AL na Copa Alagoas, além do São Borja, no seu estado de origem.

De olho em abrir novos mercados e disputando pela primeira vez uma primeira divisão estadual, Agostini desembarca no Piauí no fim de dezembro para iniciar os trabalhos com o Corisabbá, que até o momento só confirmou o acerto com o lateral Jader, embora tenha outros acertos apalavrados.

E os outros?

Entre os outros quatro treinadores, conhecidos no futebol piauiense, também é possível perceber perfis diferentes. O Picos será comandado por Felipe Sousa, que encerrou a carreira como atacante no clube e vem fazendo um bom trabalho nas categorias de base. No vizinho Oeirense, o treinador será Wallace Lemos, com passagens anteriores por Parnahyba, River-PI e Fluminense-PI, todos adversários neste ano.

No Altos, o comando será do experiente Flávio Araújo, com diversos títulos estaduais e acessos no currículo. Para finalizar, Higor Cesar comandará o Fluminense-PI após ter uma experiência prévia no futebol piauiense, apesar de curta. Em 2021, ele passou pelo Parnahyba, mas permaneceu por apenas quatro jogos.

O Campeonato Piauiense começa a ser disputado no dia 13 de janeiro, com dois jogos do Grupo A. Em Teresina, River-PI e Picos se enfrentam em jogo marcado para o estádio Lindolfo Monteiro, enquanto Corisabbá e Oeirense se enfrentam no estádio Tibério Nunes, em Floriano.

Fonte: Globo Esporte PI

Comentários
Publicidade

Deixe um comentário

Aviso: os comentários são de responsabilidade dos seus autores e não refletem a opinião do Portal Integração. É proibida a inclusão de comentários que violem a lei, a moral e os princípios éticos, ou que violem os direitos de terceiros. O Portal Integração reserva-se o direito de remover, sem aviso prévio, comentários que não estejam em conformidade com os critérios estabelecidos neste aviso.

Veja também...

Portal Integração