Pular para o conteúdo

Carreta da Saúde “Ponto Final na Hanseníase” promove ação em Picos

Picos foi uma das duas cidades do Piauí que foi contemplada com a Carreta da Saúde “ Ponto Final na Hanseníase” que realizará atendimentos  durante toda esta sexta-feira (10). A carreta está estacionada às margens da BR 316, em frente à Caixa Econômica Federal, no bairro Bomba e já realizou mais de 30 atendimentos.

Dos atendimentos já prestados um caso de hanseníase havia sido diagnosticado em uma criança de 11 anos da cidade de Vera Mendes, a qual já tinha sido encaminhado para o Posto de Saúde da Família (PSF) do seu município para receber o tratamento no local.

Carreta Ponto Final na Hanseníase

Carreta Ponto Final na Hanseníase

Segundo Ruimar Batista, representante do MORHAN ( Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase), quem contrai a doença e ficam mais expostas são aquelas pessoas que estão fracas de saúde e que se alimentam mal. “ Existem dois tipos de hanseníase: a Paucibacilar onde os pacientes apresentam  a baciloscopia negativa em todos os locais de coleta e a Multibacilar que apresentam baciloscopia positiva em qualquer local de coleta.”

DSCF4323

Ruimar Batista/Foto: Edvan Oliveira

A enfermeira Zeneuma Gomes faz uma alerta à população. “ Qualquer mancha que você tenha juntamente com perda de sensibilidade, procure o serviço de saúde o mais rápido possível para um diagnóstico rápido, pois a doença é silenciosa e dura de 2 a 10 anos para se manifestar”.

DSCF4318

Zeneuma Gomes/Foto: Edvan Oliveira

José da Cruz que faz parte do Conselho Estadual de Saúde fala de sua importância. “ O Conselho tem papel fundamental na elaboração das políticas públicas fazendo relatórios dos diagnósticos  e encaminhando os casos para seus respectivos tratamentos”.

José da Cruz/Foto Edvan Oliveira

José da Cruz/Foto Edvan Oliveira

Da redação de Picos

Repórteres: Edvan Oliveira, Elayne Silva, Crislene Carvalho

Comentários
Publicidade

Deixe um comentário

Aviso: os comentários são de responsabilidade dos seus autores e não refletem a opinião do Portal Integração. É proibida a inclusão de comentários que violem a lei, a moral e os princípios éticos, ou que violem os direitos de terceiros. O Portal Integração reserva-se o direito de remover, sem aviso prévio, comentários que não estejam em conformidade com os critérios estabelecidos neste aviso.

Veja também...

Portal Integração