Pular para o conteúdo

Casos de dengue sobem 15% e preocupam órgãos

 

dengue2Os casos de dengue têm aumentado anualmente. Os dados da Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi) apontam que no ano de 2011 ocorreram 13.687 casos. No ano seguinte, foram 15.840, um aumento de
15,7%. “Em 2012 tivemos mais casos que em 2011, em 2011 mais casos que em 2010, e, dessa forma, os casos de dengue vão aumentando”, afirma o coordenador de vigilância e saúde ambiental da Sesapi, Inácio Lima.

Os municípios que apresentam mais registros mda doença são Teresina (8.546 casos), Parnaíba (1005 casos) e José deFreitas (578 casos). O aumento também ocorreu no número de mortes. Em 2011, duas pessoas morreram e, no ano passado, foram seis. Já nos primeiros dias de 2013, um óbito já está sendo investigado com suspeita de dengue hemorrágica.

Neste último caso, ocorrido dia 3 de janeiro, a Sesapi aguarda confirmação do diagnóstico pelo Laboratório Central de Saúde Pública – Lacen, em Fortaleza. “Dos 27 estados brasileiros, 16 deles conseguiram de dengue. Mas, o Piauí não estava entre esses porque nele ocorreu um aumento considerável”, comenta Inácio. Para ele, a sociedade é bem informada diante das dicas de prevenção. No entanto, a mesma não executa as indicações das secretárias de saúde. Inácio declara que “a população é informada, mas falta agir”, adianta Inácio Lima.

O coordenador conta que as recomendações continuam as mesmas, simples de serem praticadas. “Se cada pessoa limpasse a sua casa, o seu quintal, ajudaria em 50% a redução da doença. Se colocasse todo o seu lixo na rua para que a Prefeitura recolhesse e levasse para os locais apropriado estaria contribuindo muito. As pessoas devem compreender que a dengue é uma doença evitável através de saneamento básico”, acrescenta Inácio, lembrando da importância  de ações conjuntas entre sociedade civil e gestão pública.

A dengue é uma doença infecciosa causada por um arbovírus. Existem quatro tipos diferentes de vírus da dengue: DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4. Geralmente, as epidemias da doença ocorrem no verão, durante ou imediatamente após períodos chuvosos.

Os principais sintomas para a suspeita da doença é a febre alta, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, dores nas costas. Às vezes, podem aparecer manchas avermelhadas pelo corpo e em poucos casos podem ocorrer hemorragias discretas na boca, na urina ou no nariz – dependendo do tipo do vírus. Quanto mais agravam os sintomas, a dengue clássica pode se transformar em dengue hemorrágica. Não existe tratamento específico, apenas ações que podem aliviar os sintomas. Os médicos aconselham que os pacientes ingiram muito líquido, como água, sucos, chás e soros caseiros.

Portal O DIA

Comentários
Publicidade

Deixe um comentário

Aviso: os comentários são de responsabilidade dos seus autores e não refletem a opinião do Portal Integração. É proibida a inclusão de comentários que violem a lei, a moral e os princípios éticos, ou que violem os direitos de terceiros. O Portal Integração reserva-se o direito de remover, sem aviso prévio, comentários que não estejam em conformidade com os critérios estabelecidos neste aviso.

Veja também...

Portal Integração