Pular para o conteúdo

Ceará inicia recebimento máximo de água do São Francisco diante de previsão de chuvas abaixo da média

A barragem de Jati é um reservatório para as águas vindas do São Francisco - Foto: Hiane Braun / Governo do Ceará

Em resposta ao prognóstico de precipitações aquém da média, o Ceará começará a receber, a partir desta sexta-feira (16), o máximo de água disponível pelo Projeto de Integração do Rio São Francisco. A solicitação de liberação da água, feita pelo governador Elmano de Freitas (PT), foi aceita pelo Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional (MIDR).

A liberação será de 6,5 metros cúbicos (m³) por segundo, partindo do município de Jati em direção ao açude Castanhão, conforme detalhou o governador. Esta ação estratégica, contextualizada pelas chuvas recentes, visa aproveitar o solo úmido e reduzir desperdícios durante o percurso até o Castanhão.

Elmano de Freitas enfatizou a importância de uma avaliação técnica contínua para controlar a liberação de água da Transposição, adaptando-a aos níveis de chuva, priorizando a recarga do Castanhão e minimizando o desperdício.

O ofício enviado ao MIDR, datado de 2 de fevereiro, mencionou o prognóstico climático da Fundação Cearense de Meteorologia (Funceme) para 2024, indicando 45% de chance de chuvas abaixo da média histórica de fevereiro a abril. Diante disso, medidas preventivas e emergenciais foram consideradas cruciais.

Elmano de Freitas expressou gratidão ao ministro Waldez Góes e ao presidente Lula pelo rápido atendimento à solicitação, visando mitigar os efeitos da escassez hídrica no estado. Comprometeu-se ainda a implementar ações contínuas para lidar com a estiagem em prol da população cearense.

 

Com informações (Diário do Nordeste)

Comentários
Publicidade

Deixe um comentário

Aviso: os comentários são de responsabilidade dos seus autores e não refletem a opinião do Portal Integração. É proibida a inclusão de comentários que violem a lei, a moral e os princípios éticos, ou que violem os direitos de terceiros. O Portal Integração reserva-se o direito de remover, sem aviso prévio, comentários que não estejam em conformidade com os critérios estabelecidos neste aviso.

Veja também...

Portal Integração