Pular para o conteúdo

Centro Cultural de Capoeira Raízes do Brasil Oeiras realiza o XVI Batizado de Capoeira e Troca de Cordas

O Centro Cultural de Capoeira Raízes do Brasil Oeiras promoveu, no último fim de semana, o XVI Batizado de Capoeira e Troca de Cordas e comemoração dos 25 anos de prática de capoeira do professor Magro de Aço. O evento reuniu um total de 19 grupos de capoeira e 17 cidades da macrorregião de Oeiras, sendo um total de aproximadamente 300 praticantes da capoeira, entre eles, mestres pioneiros da capoeira do Piauí, mestrandos, contramestres, professores, instrutores, monitores e alunos vindos de várias regiões e estados.

Delegações de cidades como; Remanso – BA, Teresina – PI, Luzilândia – PI, Esperantina – PI, Ipiranga – PI, Valença – PI, Elesbão Veloso – PI, Picos – PI, Floriano – PI, São João do Piauí, São João da Varjota – PI, São Francisco de Assis – PI, Simplício Mendes – PI, Colônia do Piauí, Antônio Almeida – PI, Bom Jesus – PI e, é claro, Oeiras, marcaram presença neste grande encontro capoeirístico.

A programação foi rica e variada, com destaques para a mesa de honra com representantes do 14° Batalhão de Polícia Militar do Piauí, Conselho Tutelar, Psicóloga Maria das Graças (Gracinha), Mulheres de Expressão Negra (Arlete e Marileide) passando pela empolgante vivência de maculelê. Claro, não faltaram as tradicionais rodas de capoeira.

A realização deste grande evento só foi possível, graças ao apoio cultural de parceiros, entidades e empresas locais, incluindo o Conselho Municipal de Cultura, através do Fundo Municipal de Cultura,  Funerária Pax União, RR Contas, EGPV Financeira, Holanda Supermercado, M&R Construções (Wanderley Rocha), Décio Academia, Ícaro Carvalho, Pizzaria e Pousada do Cônego, Nelson Junior, AZAMP (Professor Zacarias), Portal Integração, Mural da Vila, Oeiras em foco, Rádio Meio Norte FM, Site de esportes News21Sportivo, UE Armando Burlamaqui, UE Dr. Coelho Reis, CETI Farmacêutico João Carvalho e Associação das portas verdes

A organização do evento ficou sob a responsabilidade do Professor Magro de Aço e seus alunos, com supervisão do Mestre Tucano e direção geral do Mestre Ralil. Este evento, de iniciativa do Raízes do Brasil, foi uma verdadeira celebração da capoeira, de suas raízes e da riqueza cultural que ela representa

Os participantes e organizadores estão ansiosos para a próxima edição de mais um evento bastante organizado pelo Centro Cultural de Capoeira Raízes do Brasil de Oeiras. Até lá, a energia e a alegria deste evento continuarão a ecoar nas rodas de capoeira e nos corações dos amantes desta arte tão vibrante e única.

Registros: fotógrafa Ravena Holanda

Comentários
Publicidade

Deixe um comentário

Aviso: os comentários são de responsabilidade dos seus autores e não refletem a opinião do Portal Integração. É proibida a inclusão de comentários que violem a lei, a moral e os princípios éticos, ou que violem os direitos de terceiros. O Portal Integração reserva-se o direito de remover, sem aviso prévio, comentários que não estejam em conformidade com os critérios estabelecidos neste aviso.

Veja também...

Portal Integração