O Centro de Parto Normal do Hospital Regional Deolindo Couto, realizou nesta quinta-feira, 31 de agosto, o encerramento do “Agosto Dourado”, mês dedicado às ações que visam a estimular o aleitamento materno e a promover informações acerca da importância da amamentação.
Na ação foram ofertadas formação em técnicas e práticas baseadas em evidências para o fortalecimento da amamentação no setor.
“O leite materno é o alimento mais importante e poderoso de todos, só ele oferece o padrão ouro aos recém-nascidos, assegurar essa prática é algo importante para o futuro de nossas gerações. Além disso esse ano também refletimos sobre as mulheres que trabalham, e a rede de apoio necessária para que se possa garantir a amamentação exclusiva até os 06 meses de vida. O Fortalecimento da amamentação deve ser um compromisso de toda a sociedade, defendo as leis que garantem a mulher licença maternidade, e flexibilidade de horário de trabalho para garantir a amamentação”, disse o coordenador do Centro de Parto Normal, Wemerson Fontes.
Na ocasião também foi lançado o Protocolo Institucional de Amamentação, ferramenta que vai instituir rotinas e normas que assegurem condições adequadas para a promoção da amamentação já no primeiro minuto de vida, e em toda permanência do binômio em nosso CPN.
“Esse protocolo é um passo importante para que o hospital possa receber o título de Hospital Amigo da Criança, selo de acreditação dado a instituições de saúde que fortalecem a amamentação”, finalizou Wemerson Fontes.