Criar diálogos, cenários, figurino, gravar e atuar, estes foram os desafios enfrentados pelos estudantes do Centro de Ensino de Tempo Integral (CETI) Desembargador Pedro Sá, em Oeiras, ao produzir os filmes para concorrer no Projeto Sociocultural e Educacional Oscar Minas, organizado rede municipal de Uberaba-MG.
As duas turmas do Ensino Médio utilizaram a cidade de Oeiras como cenário para contar histórias sobre as temáticas trabalhadas na disciplina de língua inglesa, orientadas pela professora de Língua Estrangeira Inglesa, Tereza Sousa.
Criado durante as aulas de Trilha Integrada Ciência, Tecnologia e Inovação, o projeto foi idealizado para motivar os alunos a interagirem com a arte do cinema contextualizada em temáticas vistas na disciplina.
“Eu mostrei aos estudantes o projeto, vídeos das edições anteriores, a premiação com troféu e a viagem para Minas Gerais, como forma de incentivo. O objetivo do Oscar Minas é mostrar que o ensino do inglês não é difícil de se aprender quando ensinado de forma significativa para os alunos”, disse a orientadora de língua inglesa, Tereza Sousa.
Com criatividade, os estudantes utilizaram smartphones para produzir os filmes “Cyber Crime” e “Abusive relationship”. Os filmes criados pelos estudantes estão abertos para votação popular na página do concurso Oscar Minas. Votação para a Escolha do Público.
A comunidade também pode conferir os filmes produzidos pelos estudantes em: https://www.oscarminas.com/p/videos-conccorrentes.html
“Eu gostei muito da experiência de fazer o filme. Tivemos reuniões, discutimos o roteiro junto dos meus colegas, as atuações, compartilhamos ideias e quando errávamos nas gravações foi divertido. Eu gostei do resultado final”, disse Amanda Letícia Valentim, estudante que produziu o filme Cyber Crime.
O CETI Desembargador Pedro Sá é a única escola do Piauí que está participando do Oscar Minas. “Já me sinto vitoriosa e orgulhosa pelo trabalho deles e no próximo ano faremos com mais tempo e será perfeito”, declarou.
Os temas de relacionamento abusivo e crime cibernético foram escolhidos pelos estudantes que se dividiram nas funções de pesquisa e na produção cinematográfica durante as aulas. “Discutimos os temas nas nossas aulas de trilhas, eles produziram o roteiro, fizeram ensaios e filmagem, tudo feito por eles”, mencionou.
Cada turma com dez integrantes, as turmas se organizaram para contemplar as diferentes funções como ator, atriz, maquiador, narrador, roteirista, diretor, figurinista, entre outros.
O Oscar Minas é um festival de filmes realizados para estudantes do Ensino Fundamental (do 6º ao 9º ano) e para o Ensino Médio das escolas públicas organizado pela Rede Municipal de Uberaba-Minas Gerais.
FONTE: SEDUC