Pular para o conteúdo

Ciclista é atropelado em ciclovia e OBC cobra criação de órgão de trânsito em Oeiras

Um ciclista foi atropelado por uma motocicleta na noite da última terça-feira, 23, em Oeiras. Francisco das Chagas de Sousa transitava pela ciclovia da Avenida José Tapety por volta das 22h, quando foi atropelado próximo ao prédio da Apae.

ciclod

Ele relata que o motociclista invadiu a ciclofaixa e perdeu o controle da moto, que se chocou com sua bicicleta. Francisco que teve escoriações, um corte profundo no braço e precisou de atendimento médico. “Sangrou muito. Ninguém apareceu para me ajudar”, conta o ciclista, acrescentando que foi sozinho para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

O motociclista, não identificado, fugiu do local do acidente sem prestar socorro. “Não sei quem era. Ele tava de capacete e fugiu do local na biz vermelha”, comenta Francisco das Chagas.

Ciclofaixas: Desrespeito é comum

Destinadas para ciclistas e pedestres, as ciclovias foram implantadas em Oeiras em novembro de 2015 e ainda são vistas como novidade pela população do município, que também recebeu semáforos e outros equipamentos de sinalização.

Flagrantes de desrespeito aos usuários da faixa são comuns. Na quarta-feira, 24, um internauta registrou o momento em que um caminhão transitava pela ciclofaixa na contramão. A foto, postada numa rede social, é um exemplo do mau uso do equipamento de trânsito em Oeiras, cidade que conta com uma grande quantidade de adeptos do ciclismo.

ciclo

Foto: Erenito Júnior

OBC quer campanhas educativas e órgão municipal de trânsito

O Oeiras Bike Clube, liga esportiva que reúne atletas e ciclistas amadores, lamentou o fato através de uma nota à imprensa. “Por um triz o ciclista não sofreu sérias lesões. Este tipo de ocorrência não deve se repetir. Toda a população está sendo beneficiada com este notável projeto de mobilidade urbana do DETRAN e a própria população deve obedecer as regras de trânsito que essas alterações impõe”, diz o texto.

Na nota, a OBC cobra das autoridades a promoção de campanhas educativas e criação de um órgão municipal de trânsito para regular o setor. “É de total interesse comunitário que a iniciativa pública se engaje em além de implantar a sinalização, criar também campanhas educativas e a autuar infratores das leis de trânsito. É comum observar no dia a dia o desrespeito à ciclofaixa através do tráfego incorreto de automotores e pelo estacionamento indevido nas ruas onde a ciclofaixa está situada. Já é tempo e bem cabível de Oeiras ter um órgão municipal de trânsito integrado ao SNT (Sistema Nacional de Trânsito), com autonomia de fazer cumprir o CTB (Código de Trânsito Brasileiro”, demanda o Oeiras Bike Clube.

Leia a nota na íntegra:

NOTA – OEIRAS BIKE CLUBE

Oeiras Bike Clube lamenta o ocorrido com o ciclista Francisco das Chagas de Sousa que no momento do acidente estava usufruindo desta gratificante intervenção urbana que Oeiras recebeu, a ciclofaixa, e devido a imprudência de um motociclista irresponsável, foi atropelado na noite do dia 24/02. Por um triz o ciclista não sofreu sérias lesões. Este tipo de ocorrência não deve se repetir. Toda a população está sendo beneficiada com este notável projeto de mobilidade urbana do DETRAN e a própria população deve obedecer as regras de trânsito que essas alterações impõe. É de total interesse comunitário que a iniciativa pública se engaje em além de implantar a sinalização, criar também campanhas educativas e a autuar infratores das leis de trânsito. É comum observar no dia a dia o desrespeito à ciclofaixa através do tráfego incorreto de automotores e pelo estacionamento indevido nas ruas onde a ciclofaixa está situada. Já é tempo e bem cabível de Oeiras ter um órgão municipal de trânsito integrado ao SNT (Sistema Nacional de Trânsito), com autonomia de fazer cumprir o CTB (Código de Trânsito Brasileiro), a exemplo de outros 11 municípios piauiense, alguns até menores populacionalmente a Oeiras. A não punição e a falta de fiscalização propicia mais acidentes. O trânsito em Oeiras deve ser encarado maneira séria. O Oeiras Bike Clube através de seus sócios vai se manter atento às questões do trânsito oeirense, principalmente no que toca os ciclistas.  

Atenciosamente,

Último Campos Reis
Presidente – Oeiras Bike Clube

 

 

Por Jadson Osório

Comentários
Publicidade

Deixe um comentário

Aviso: os comentários são de responsabilidade dos seus autores e não refletem a opinião do Portal Integração. É proibida a inclusão de comentários que violem a lei, a moral e os princípios éticos, ou que violem os direitos de terceiros. O Portal Integração reserva-se o direito de remover, sem aviso prévio, comentários que não estejam em conformidade com os critérios estabelecidos neste aviso.

Veja também...

Portal Integração