Pular para o conteúdo

CNJ mantém plantões na justiça de 1º Grau no Estado do PI; caso é polêmico

O Conselho Nacional de Justiça, em liminar do Conselheiro Fabiano Silveira, manteve o Plantão da Justiça Estadual de Primeiro Grau no Piauí. A Decisão do Conselheiro foi em resposta ao Pedido de Providencias 0005979-16.2013.2.00.0000 apresentado perante o Conselho Nacional de Justiça por Servidores do Primeiro grau do Poder Judiciário Estadual.

 

 

Ficou estabelecido que juízes e servidores deverão dá plantão em regime de sobreaviso, em dias úteis da semana, no período de 14hs, às 07 horas do dia seguinte, e, em regime presencial, aos sábados, domingos e feriados, no horário das 07hs às 14 horas.

 

Os servidores inconformados com esta determinação do Tribunal de Justiça, devidamente regulamentados através de Provimento da CGJ, requereram a suspensão imediata do Plantão Judiciário de Primeiro Grau, alegando violação da Constituição Federal, como, por exemplo a limitação da jornada de trabalho, a exigência de intervalo de intrajornada e a renumeração de jornada noturno superior ao diurnos .

 

O Conselho Nacional de Justiça, em decisão liminar, negou a suspensão do plantão judiciário a consideração que” isso poderia implicar em sérios prejuízos a prestação jurisdicional em regime de urgência nas Comarcas do Estado fora dos horários e dias de expedientes ordinários”.

 

Ressalte se que a regulamentação dos plantões judiciário de primeiro grau é pioneira em nosso Estado, dando-se assim, pela primeira vez, 25 anos depois da constituição federal de 1988.

 

Com informações do 180 Graus

Comentários
Publicidade

Deixe um comentário

Aviso: os comentários são de responsabilidade dos seus autores e não refletem a opinião do Portal Integração. É proibida a inclusão de comentários que violem a lei, a moral e os princípios éticos, ou que violem os direitos de terceiros. O Portal Integração reserva-se o direito de remover, sem aviso prévio, comentários que não estejam em conformidade com os critérios estabelecidos neste aviso.

Veja também...

Portal Integração