A Coligação União, Trabalho e Progresso, composta por PP, PSD, PDT e Rede, solicitou à 18ª Zona Eleitoral a impugnação de todos os pré-candidatos do PT e MDB em Valença do Piauí. A ação alega irregularidades nos diretórios da Federação do Partido dos Trabalhadores e do MDB.
Segundo o advogado Dr. Luis Francivando, os partidos apresentam graves irregularidades fiscais que inviabilizam sua participação nas eleições de 2024. Ele destacou que essas irregularidades comprometem a lisura e transparência do pleito, impossibilitando a realização de convenções, o recebimento de Fundo Eleitoral e a prestação de contas.
A ausência de prestação de contas do PT e a falta de regularização dos partidos PC do B e PV, que compõem a federação, foram citadas como pontos críticos. Além disso, o MDB enfrenta problemas fiscais devido à representatividade fiscal inadequada.
Os pedidos de impugnação das 19 pré-campanhas, incluindo dois candidatos majoritários e 17 proporcionais, foram protocolados na Justiça Eleitoral e seguirão os trâmites legais, com a participação do Ministério Público Eleitoral.
Com informações Portal V1