Pular para o conteúdo

Com fórmula aprovada, laudos e “caso Flamengo-PI” são próximos “abacaxis” do Piauiense 2022

A escolha da fórmula de disputa do Campeonato Piauiense 2022, em acordo com os oito representantes dos clubes da Série A, foi o primeiro assunto concluído do estadual do próximo ano. Agora, dois temas concentram atenções da Federação de Futebol do Piauí (FFP) e clubes: a liberação dos laudos técnicos para ter torcida nos estádios e a situação do Flamengo-PI, impedido pelo Tribunal de Justiça do Trabalho (TRT-PI) de jogar.

Apesar de temas embaraçosos que não envolvam diretamente o poder de decisão/solução da FFP, o presidente da entidade, Robert Brown Carcará, manteve o otimismo na solução desses problemas antes do estadual começar. Por decisão da Justiça do Trabalho, o Flamengo-PI está proibido de participar de competições profissionais, com uma multa de R$ 150 mil para pagar. Se fosse hoje, o Rubro-Negro não poderia participar.

– Essa questão judicial do Flamengo-PI não se discute, se cumpre. Os advogados do Flamengo-PI estão no caso, e a gente acredita que logo, logo, vai estar resolvido, e o Flamengo-PI vai disputar a competição, com certeza – comentou Brown.

No começo de setembro, o Rubro-Negro foi proibido pela Justiça de disputar competições profissionais em função do não pagamento de débitos com funcionários. O clube tenta reverter a decisão – e agora, com a definição do Piauiense para 15 de janeiro, está em regressiva.

Além do Flamengo-PI, outro assunto que necessita de solução são os laudos dos estádios. Com a flexibilização do público para eventos esportivos, o estadual de 2022 pode voltar a ter torcida após dois anos com portões fechados devido a restrições por conta da pandemia de Covid-19. Com a possibilidade de ter torcedores, o problema é outro.

Estádio Lindolfo Monteiro — Foto: TV Clube

Para ter torcida, as praças esportivas precisam de laudos técnicos atualizados. Esses são documentos (segurança, engenharia, Vigilância Sanitária e do Corpo de Bombeiros) que os administradores dos estádios devem apresentar para o público ter acesso. Em Teresina, por exemplo, nem Lindolfo Monteiro e Albertão têm essa papelada renovada. Assim, atualmente, não podem receber torcedores.

Para isso, a comissão de vistoria dos estádios da FFP irá visitar os locais previstos para receber os jogos do estadual tanto no interior, quanto na capital.

– Estamos designando vistoriais aos estádios para que possam ajudar os clube nesta questão dos laudos. Eu vou visitar todas as prefeitas para viabilizar os laudos. Expectativa para a volta dos públicos – comentou Brown.

Reunião FFP e clubes para o Campeonato Piauiense 2022 — Foto: FFP

O modelo do Campeonato Piauiense, que volta a ter semifinais em ida e volta, vai precisar de 18 datas no calendário. Depois de 14 rodadas na fase de classificação, com duelos em turno e returno, os quatro primeiros avançam. Em 2022, Altos, Fluminense-PI, 4 de Julho, Flamengo-PI, Parnahyba, River-PI, Oeirense e Corisabbá disputam a taça.

O campeão piauiense de 2022 garante vagas nas Copas do Brasil e do Nordeste de 2023, além de jogar a Série D também de 2023. O vice vai à Copa do Brasil e Série D.

Fonte: Globo Esportes PI

Comentários
Publicidade

Deixe um comentário

Aviso: os comentários são de responsabilidade dos seus autores e não refletem a opinião do Portal Integração. É proibida a inclusão de comentários que violem a lei, a moral e os princípios éticos, ou que violem os direitos de terceiros. O Portal Integração reserva-se o direito de remover, sem aviso prévio, comentários que não estejam em conformidade com os critérios estabelecidos neste aviso.

Veja também...

Portal Integração