Pular para o conteúdo

Com o tema Saneamento Básico, Campanha da Fraternidade 2016 é lançada em Oeiras

Foi lançada nesta sexta-feira, na sede da Diocese de Oeiras, a Campanha da Fraternidade 2016. Com o tema “Casa Comum, nossa responsabilidade”, a campanha propõe um debate sobre saneamento básico focando em políticas públicas comprometidas com a ecologia, saúde e a sustentabilidade.

Fraternidade

Através de uma participação em vídeo, o bispo de Oeiras, Dom Juarez Sousa, lembrou que um dos enfoques da campanha é o combate ao Aedes aegypti – mosquito transmissor da dengue, febre chikungunya e zika vírus –, que se prolifera pela falta ou deficiência no sistema de saneamento básico nas cidades.

O lançamento foi conduzido pelo padre João de Deus, que destacou que a temática da campanha está sintonizada com uma recente publicação do Papa Francisco que reflete sobre várias faces da pobreza. “Quando preservamos o Meio Ambiente estamos lutando por nós mesmos e pelo mundo que queremos deixar para o futuro. Nossa Casa Comum é esta natureza que nos rodeia”, pondera o padre João de Deus.

Na Diocese de Oeiras, a campanha é coordenada pelo padre Julielmo e pela assistente social, Rosário Barros. “Esse tema mexe com a vida do ser humano e busca responder a um grito da sociedade”, pontua a coordenadora.

Rosário Barros ressalta que entre as ações da campanha estão a formação de professores e líderes de grupos sociais para que a temática seja levada às escolas. Um material educativo foi preparado especificamente para ser ministrado em instituições de ensino.

Além disso, a campanha pretende debater a Lei de Saneamento Básico por meio de audiências públicas nas câmaras de vereadores dos municípios alcançados pela Diocese de Oeiras. “Queremos que todas as cidades levem este debate para a Câmara, que os cidadãos realizem mutirões de coleta e estimulem as secretarias municipais a realizar a análise da água de suas cidades”, demanda Rosário Barros.

Outra ação destacada pela coordenação da campanha, em Oeiras, é a conversão de recursos do Fundo de Solidariedade, da Igreja Católica, em projetos voltados para o saneamento básico, através de ações educativas.

Um estudo detalhado da temática da Campanha da Fraternidade será realizado no próximo sábado,13, no auditório do ECC, num evento que espera reunir membros de diversos segmentos da sociedade.

 

Por Jadson Osório

 

Comentários
Publicidade

Deixe um comentário

Aviso: os comentários são de responsabilidade dos seus autores e não refletem a opinião do Portal Integração. É proibida a inclusão de comentários que violem a lei, a moral e os princípios éticos, ou que violem os direitos de terceiros. O Portal Integração reserva-se o direito de remover, sem aviso prévio, comentários que não estejam em conformidade com os critérios estabelecidos neste aviso.

Veja também...

Portal Integração