A Fundação Francisco Pinheiro de Araújo, em Oeiras, beneficia 52 pessoas diariamente com refeições gratuitas através da Cozinha Solidária. O programa atende 13 famílias (totalizando 52 pessoas) cadastradas, com alimentos doados pelo Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e pelo Programa de Aquisição de Sementes (PAS), financiados pelo Governo Federal por meio do Ministério do Desenvolvimento.
Em Oeiras, a Cozinha Solidária é administrada pela Fundação Francisco Pinheiro de Araújo. As refeições são preparadas na cozinha do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, espaço cedido em um acordo de cooperação entre as instituições, sem nenhum custo financeiro, e as atividades são desenvolvidas por voluntários nos preparos dos alimentos.
A Cozinha Solidária, apoiada pela Conab, visa combater a insegurança alimentar e nutricional. Instituída pela Lei n° 14.628/2023 e regulamentada pelo Decreto n° 11.937/2024, a iniciativa fornece alimentação gratuita e de qualidade à população vulnerável, incluindo pessoas em situação de rua.
Nesta quarta-feira, Ilan Siqueira, gerente de Mercado da Secretaria da Agricultura Familiar do Estado do Piauí (SAF-PI), visitou a Fundação Francisco Pinheiro de Araújo e a Fundação Dom Edilberto. Ele acompanhou a execução das propostas e verificou as atividades das cozinhas solidárias credenciadas no Ministério do Desenvolvimento.
Por Rogério Silva